INFLAÇÃO

Quais são as causas?

Subiu

Geralmente, quando ações, fundos e investimentos no geral sobem a gente comemora, mas com a inflação não é bem assim…

Cream Section Separator

Contexto

A alta da inflação nos últimos meses afetou a economia brasileira como um todo, desde a gasolina até as mercadorias básicas. Mas afinal, o que é essa bendita inflação que tanto falam e ela vem do além?

Contexto

A inflação está por aí desde os primórdios da economia. Ela nada mais é do que o aumento generalizado dos preços dos produtos e serviços no país. No Brasil, seu valor é determinado a partir do índice oficial que o governo usa para a inflação, que é o IPCA.

Ao infinito, e…

IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O cálculo é feito levando em consideração produtos e serviços dentro das seguintes categorias:      - alimentação e bebidas;      -  residência;      -  educação;      -  entre outras!

IPCA? É de comer?

?

Tá Causando!

Afinal, o que causa a inflação? No geral, ela ocorre pela lei da oferta e da demanda. Se a demanda é maior do que a oferta, o preço tende a subir.

Exemplo

Imagina que Joãozinho vai na padaria e compra 1 pão por um real. No outro dia, ele retorna na mesma padaria, porém, por falta de suprimentos, há poucos pães disponíveis e 1 pão agora vale R$ 1,05.

Arrow

Exemplo

Com poucos pães disponíveis (oferta) e a mesma procura (demanda) de Joãozinho e outras pessoas, é natural que aqueles pães tenham um valor maior e, portanto, que aumentem de preço.

JÁ CONHECE NOSSA

NEWSLETTER?

Lá você tem acesso às notícias que PRECISA, com o humor que merece!! É de graça e você vai entender o cenário nacional e global de forma muito simples.