Por que a gasolina está cara

?

Contexto

A gasolina já chega a R$ 7,249 e o gás natural a R$ 135,00. Afinal, o que está acontecendo com essa subida tão brusca nos preços? E eu pensando que o Kinder Ovo estava caro… Existem várias possíveis causas para essa alta, vamos mencionar 3 delas:

Contexto

Motivo 1

Durante a pandemia, a produção de petróleo diminuiu devido à menor demanda pela commodity, já que as pessoas ficaram em casa e as atividades comerciais pausaram durante um tempo →

Aumento da demanda

Motivo 1

A volta das atividades nos países foi mais rápida do que o esperado, o que resultou em uma procura grande. Com o aumento da demanda e menor oferta, os preços subiram.

Aumento da demanda

Motivo 2

Países como o Brasil sentem mais a mudança, já que a negociação é feita em dólar e, como o dólar subiu significativamente nos últimos anos, o petróleo fica “duplamente” mais caro.

Alta do dólar

Motivo 3

Por fim, temos o preço de biocombustíveis, que entram na composição da gasolina e do diesel. O etanol, por exemplo, teve alta de quase 60% no ano, devido às dificuldades climáticas pelas quais o país passa - falta de chuvas e geadas -, que reduziram a produção de cana-de-açúcar.

Alta dos biocombustíveis

JÁ CONHECE NOSSA

NEWSLETTER?

Lá você tem acesso às notícias que PRECISA, com o humor que merece!! É de graça e você vai entender o cenário nacional e global de forma muito simples.