O que saber sobre a COP26?

COP26

Está acontecendo a 26ª Conferência do Clima da ONU (COP26) em Glasgow, na Escócia, que vai até o dia 12 de novembro. O encontro reúne as principais lideranças políticas, científicas e econômicas do mundo para tomar decisões frente às mudanças climáticas.

Mais

Importância

A conferência dita o rumo de diversas ações políticas e econômicas dos quase 200 países que participam dela. O Brasil, por exemplo, se comprometeu com os seguintes pontos:

Mais
Seta

Comprome-timento

- Reduzir 30% das emissões globais de metano até 2030 - Deter e reverter o desmatamento até 2030 - Meta de redução de 50% das emissões dos gases do efeito estufa até 2030 Esses comprometimentos implicam mudanças significativas nos principais setores da economia brasileira, especialmente o agropecuário e de energia.

Mais

Mercado de carbono

Talvez a maior expectativa para a COP26 seja a definição de um mercado global regulado de carbono. Esse mercado permitirá a migração de capital dos países que emitem mais carbono para os países mais sustentáveis, por meio da negociação de créditos de carbono.

Mais

Créditos de que?

Créditos de carbono representam 1 tonelada de carbono que deixou de ser emitida. 

Mais
Seta

Exemplo

Uma empresa que tem metas de redução de carbono, caso não consiga bater suas metas, pode comprar créditos de um  projeto de plantio de árvores, que evitam as emissões. Dessa forma, ela 'compensa' suas emissões sem ter que parar suas atividades, além de incentivar o projeto.

Mais

Brasil

Um mercado global de carbono poderia beneficiar o Brasil, já que o país conta com uma forte infraestrutura de geração de energia renovável - pelas hidrelétricas, principalmente.

Mais

JÁ CONHECE NOSSA

NEWSLETTER?

Lá você tem acesso às notícias que PRECISA, com o humor que merece!! É de graça e você vai entender o cenário nacional e global de forma muito simples.