O que aconteceu com o EURO?

Contexto

Você deve ter visto recentemente que o euro atingiu a paridade com o dólar, algo que não acontecia há 20 anos. Mas afinal, o que será que aconteceu com a moeda européia?

A causa

A guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe fortes consequências para a Europa. O principal deles é a escassez na distribuição de gás pelo continente, que vinha da Rússia. E como o brasileiro já sabe, o combustível caro afeta a produção e a baixa oferta resulta em inflação.

O problema

O grande problema da inflação causada pela oferta, é que o aumento dos juros pode ocasionar uma inflação ainda maior, já que as empresas têm menos recursos para produzir mais. E junto a isso vem a queda na produtividade dos países. Queda no PIB, recessão.

Investidores com medo

A corrida para fora da europa, vem com o medo da recessão e alta inflação que pode afetar o velho continente. Essas consequências econômicas ajudam a intensificar a desvalorização do euro.

O desafio

O grande problema para o Banco Central Europeu é arrumar uma solução para controlar o cenário, sem mexer muito na taxa de juros, porque em dado momento pode acabar piorando a situação.

Quer aprender mais sobre como lidar, de forma inteligente, com o seu dinheiro?