O que aconteceu com a

MAGAZINE LUIZA?

Contextualizando

Você já deve ter visto que a Magalu não está muito bem ultimamente. As suas ações estão em queda de mais de 87,16% nos últimos 12 meses. E no primeiro trimestre de 2022 a varejista registrou um prejuízo líquido de R$ 161,3 milhões. Mas afinal o que aconteceu?

Cenário macroeconômico

A retomada da economia após a maior pandemia do século, não foi como o esperado, principalmente por um grande fator: guerra entre Ucrânia e Rússia. Todos esses fatores juntos resultaram em inflação. Preços subindo, fazem com que as pessoas comecem a selecionar melhor os gastos, desestimulando o consumo.

Baixa demanda

Os altos preços fizeram com que as pessoas dessem prioridade para alimentos, materiais de limpeza e coisas essenciais no dia a dia, deixando de lado eletrônicos e eletrodomésticos, principal categoria de vendas da Magalu. Essa baixa demanda resulta diretamente nos resultados da empresa.

O tipo de negócio

Além da inflação, o que agrava a situação da empresa, é o setor que ela atua. O varejo é conhecido por ter empresas com margens baixas naturalmente, pela necessidade de brigar por preços. Dessa forma, quaisquer alterações e diminuições nos preços, as margens de lucro vão por água abaixo.

Vídeo viralizado

Apesar disso não afetar o resultado da empresa, um vídeo feito para clientes da Magalu, viralizou e trazendo muitas críticas e receio sobre o futuro da empresa. No vídeo, Luiza Helena Trajano, pede que “vá o mais rápido possível para uma loja, por favor”. Apesar de tudo, ela levou a marca para boca de muitas pessoas na última semana. Desespero ou golpe de marketing?

Quer aprender mais sobre como lidar, de forma inteligente, com o seu dinheiro?