1ª vez do Nubank: lucro e PROCESSO?

Contexto

Essa semana foi bem cheia para o Nubank. A fintech começou bem, com o anúncio do primeiro lucro de sua história.  Mas, rolaram umas polêmicas mais recentes que não são muito boas para a empresa…

Lucro

Aí você pergunta: não é normal empresas terem lucro? Esse é um movimento comum de muitas startups. Tudo o que recebem elas reinvestem no negócio para escalar mais rápido.  A maior parte delas não tem lucro no curto/médio prazo, prezando pela velocidade e escala.

?

Polêmica

A nova é que o Nubank foi acusado de inflar sua receita e causar prejuízo de R$ 62 milhões desde 2018 

!

Por que?

A acusação foi da empresa de maquininhas Getnet, do banco Santander.  Segundo a empresa, o Nubank está ultrapassando o limite imposto pelo Banco Central sobre as taxas cobradas por operações de débito.

Por que?

Como assim?

O BC impõe uma taxa de 0,5% que pode chegar a no máximo 0,8% em transações de débito.  Conforme o processo, porém, o Nubank oferece um cartão pré-pago, que também funciona como um cartão de débito, e cobra 1,2%.

Mastercard

Assim como o Nubank, a Mastercard também foi acusada pela Getnet, por abuso de poder econômico por permitir que o cartão pré-pago seja usado como cartão de débito nas maquininhas.

JÁ CONHECE NOSSA

NEWSLETTER?

Lá você tem acesso às notícias que PRECISA, com o humor que merece!! É de graça e você vai entender o cenário nacional e global de forma muito simples.