pontos para você entender o que está acontecendo no Brasil

4

Crise Hídrica

Crise Hídrica

Seca histórica

Atualmente, o Brasil enfrenta a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. A falta de chuvas reduziu o volume armazenado nos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste para cerca de 21,5% da capacidade total.

Dependência de energia hidrelétrica

Sabe os reservatórios da imagem anterior? Eles representam 70% da geração de energia hidrelétrica do Brasil, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Problema

O problema é que 65,2% da ENERGIA TOTAL gerada no país vem das hidrelétricas, segundo o Ministério de Minas e Energia. Em 2001, esse número era de 85,6%.

Problema

Conta de luz mais cara

Como consequência dessa história toda, a conta de luz está ficando cada vez mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elevou o custo do kilowatt-hora de R$ 9,49 para R$ 14,20 até abril de 2022.

Risco de apagão

Já deu pra notar que o Brasil está à beira de ter problemas no fornecimento de energia, né? Muitos especialistas falam sobre os riscos de apagões no Brasil depois de setembro, caso as secas continuem.

apagão

JÁ CONHECE NOSSO

INSTAGRAM?

Lá você tem acesso às notícias que PRECISA, com o humor que merece!! É de graça e você vai entender o cenário nacional e global de forma muito simples.