Como começar a investir? (passo a passo rápido)

1

Objetivos

Podem ser vários objetivos diferentes e não tem problema. O importante é deixá-los claros:

- Casa - Carro - Aposentadoria - Novo celular - etc

2

 Organização

 Organizar suas finanças antes de começar é fundamental. Lembre-se de construir sua reserva de emergência e registrar dívidas, a fatura do cartão e todas compras que faz. Isso é importante para controle de gastos na hora de investir todo mês!

3

Metas

Ciente de como estão suas finanças, você pode definir as metas de quanto vai investir todo mês.

Defina também os prazos, seu perfil de investidor e se os valores que investe serão suficientes para alcançar o objetivo.

Conservadores: baixa tolerância a risco, priorizando ativos com mais segurança, liquidez e, consequentemente, menor rentabilidade Moderados: buscam equilibrar a carteira e tem uma tolerância um pouco maior a risco Agressivos: toleram riscos e podem ter rentabilidades maiores, porém com menor segurança

?

Quais são os perfis do investidor?

Antes de sair investindo, estude mais sobre investimentos e também os ativos em que deseja investir e como. Você pode já abrir conta em corretoras gratuitamente (como Rico e Clear), para explorar como funcionam.

4

Estudo

5

Mão na massa

Por fim, com os ativos selecionados, basta abrir conta na sua corretora e investir! Lembre-se de diversificar cada tipo de ativo e mantê-los sempre em equilíbrio na carteira de investimentos.

JÁ CONHECE NOSSA

NEWSLETTER?

Você recebe todos os dias às 06h notícias fresquinhas sobre o mercado financeiro e negócios de forma descomplicada e bem-humorada.