Início » Tecnologia » Projeto 14-X da FAB promete ser referência de veículos hipersônicos

Projeto 14-X da FAB promete ser referência de veículos hipersônicos

Veículo atingiu seis vezes a velocidade do som
avião hipersônico da FAB
(Foto/Divulgação)

Quem brotar no Brasil vai tomar um chá bem dado de tecnologia hipersônica. O veículo da FAB, conhecido como Projeto 14-X, alcançou uma velocidade de mais 7 mil Km/h. 

Toma, toma, vapo, vapo. 

Que babado! Que tecnologia top é essa? 

Primeiramente, os veículos hipersônicos são aqueles capazes de atingir uma velocidade maior que a velocidade do som, que é de cerca de 1224 km por hora. 

Antes de mais nada, esses veículos têm sido alvo de estudos de países em volta do mundo, e nossa Pátria Amada não ficou para trás. 

O departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da FAB (Força Aérea Brasileira) construiu o primeiro veículo com motor hipersônico feito no Brasil, o 14-X, que fez uma velocidade seis vezes maior que a do som, o chamado “Mach 6”. 

A título de comparação, a Hermeus, startup norte-americana, está desenvolvendo um avião que alcança o Mach 5. 

Ou seja, chora Mickey! 

Gente, o que vai ser possível fazer com esse brinquedinho? 

Inicialmente, os estudos visam a melhoria no sistema de defesa e ataque das nações, com mísseis hiper-rápidos. Além de viagens comerciais em aeronaves mais velozes. 

Contudo, as vantagens não param por aí. Um outro motivo para apostar alto nos motores scramjets, os responsáveis pela super velocidade, é que eles facilitarão as viagens espaciais. 

Aliás, o brinquedinho da FAB subiu 160 km acima da “fronteira” entre a Terra e o Espaço! Andou por 200 km de distância e caiu em um local seguro. 

Isso vai baratear as viagens espaciais. 

E o que o Brasil ganha com isso? 

Segundo a FAB, o objetivo no momento é ser a referência na tecnologia hipersônica. E olha que o Brasil está chegando agora nesse meio, já que o domínio do setor pertence aos Estados Unidos, China e Rússia.

Lembrando que os países mais importantes do mundo são justamente aqueles que tem uma incrível capacidade de desenvolver tecnologia avançada. Estamos caminhando para isso.

Que roupa vocês vão usar quando pudermos fazer um bate e volta no espaço? O ADM vai usar um vestido com uma blusa aqui amarrada e uma bota. E o cabelo solto de prancha. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp