Neuralink poderá ser denunciada por maus tratos de animais

Comitê de médicos quer formalizar reclamação nesta semana
imagem de um macaco da Neuralink

Atenção! “Me dá ibagens! Eu quero ibagens”. O Comitê de Médicos para Medicina Responsável pretende formalizar uma reclamação junto ao Departamento de Agricultura dos EUA contra a Neuralink, uma das empresas de Elon Musk. 

Nossa! Que babado é esse?

Primeiramente, segundo o Comitê, há indícios de maus tratos a animais durante os testes com os chips da Neuralink que vêm sendo implantados no cérebro de macacos. 

De acordo com a organização, há um documento de 700 páginas com relatos de que apenas 7 dos 23 macacos usados nos experimentos sobreviveram. As causas vão desde cansaço extremo até infecções no local do implante. 

Diante das acusações, que não são novas, a Neuralink vai fazer boquinha de siri até que a denúncia aconteça, já que pode ser apenas um blefe do Comitê Médico. 

Hmm, malandrinhos. 

Fundada pelo ‘bili’ Elon Musk ainda em 2016 para fazer pesquisas médicas, a empresa busca desenvolver um chip capaz de conectar o cérebro humano às máquinas. Ui! Aleluia, arrepiei!

A princípio a ideia é fazer com que apenas o pensamento humano seja capaz de operar comandos em um computador sem que para isso seja necessário o toque. Logo, pessoas com deficiências locomotoras poderiam redigir um texto apenas pensando nele. 

Então, visando mostrar seu brinquedinho em ação, no ano passado a Neuralink divulgou um vídeo em que um macaco que carregava em seu cérebro o dito chip jogava Pong sem encostar no controle, apenas usando a força da mente. 

Todavia, não é só o Tony Stark da vida real quem trabalha com esta ideia. Há outras empresas que fazem os mesmos estudos, porém, elas são mais transparentes em suas etapas, já a empresa de Elon Musk gosta de fazer um certo mistério. 

Só que esse doce que a Neuralink faz deixa a comunidade médica pistola. 

E se os médicos denunciarem mesmo? 

Aí o pau vai torar. Elon Musk pretende iniciar os testes com implantes em humanos ainda este ano, contudo, se a denúncia for feita e as investigações avançarem, esse plano vai ter que ser adiado. 

Além disso, ainda que não esteja diretamente envolvido, o nome do homem mais rico do mundo ganha uma mancha. Será que isso poderia afetar todos os seus negócios?

E mais, será que alguém vai querer implantar esse chip caso as mortes dos animais sejam confirmadas? Será o fim da Neuralink?

Não perca, no próximo episódio. 

Inscreva-se na nossa newsletter!