Início » Tecnologia » Chinesa Oppo anuncia óculos de realidade assistida e chip inovador

Chinesa Oppo anuncia óculos de realidade assistida e chip inovador

Lançamentos prometem tradução em tempo real e super câmeras
mulher com óculos de realidade assistida Oppo
Créditos: Divulgação/Oppo

A Chinesa Oppo, a quarta maior fabricante de smartphones do mundo, anunciou duas novidades que prometem revolucionar. São elas: Óculos de realidade assistida e um super chip. 

O que faz esse óculos de realidade assistida? 

Segundo a gigante chinesa, o Air Glass será capaz de identificar objetos e pessoas, enquanto transmite essas informações em forma de texto bem pertinho do seu olho. 

Essa é a ideia da realidade assistida. 

Mencionei “olho” porque o óculos na verdade terá um formato de monóculo, podendo ser acoplado tanto a óculos de grau, quanto a óculos de sol através de imãs. 

A promessa é de que o Air Glass cumpra tarefas simples como mostrar notificações, previsão do tempo, leitura de textos, direções geográficas e tradução em tempo real. 

Uma boa para quem quer ler uma fofoca gringa, mas não sabe o idioma. 

Embora não seja muito discreto, o dispositivo busca cativar pela praticidade, já que pode ser ativado por toques na lateral, pela voz ou por aplicativo próprio. 

E o que o tal chip inovador faz? 

Ainda de acordo com a Oppo, o novo chip, que aliás é a sua primeira produção, chama-se MariSilicon X, é próprio para smartphones e foca apenas no processamento de imagens.

A ideia do chip é revolucionar o processamento de imagem aumentando a qualidade das câmeras. A Chinesa quer redefinir o conceito de foto, selfie e vídeo. Ousada ela.  

Bo Jiang, diretor sênior de imagem da Oppo, pontuou que a falta de espaço nos smartphones impossibilita o uso de lentes e sensores maiores. Nesse sentido, o novo chip entra para resolver esse problema, já que tem o tamanho e a capacidade ideal. 

Como isso vai acontecer na prática?

Vamos entender como isso é possível fazendo uma comparação. 

O chip processador de dados da Snapdragon 888 da Qualcomm, empresa norte americana, possui um HDR (alto alcance dinâmico, em português) de 250,000:1. 

Enquanto que o chip da Oppo, MariSilicon X, possui um HDR de 1,000,000:1. 

O HDR é o dispositivo responsável por dar mais qualidade de cores e contrastes as telas. 

Assim, dada a enorme diferença da capacidade de HDR de um em relação ao outro, é de se concluir que de fato a Chinesa conseguiu criar o super chip. 

O engraçado é ter todo esse trabalho para que o usuário de redes sociais poste uma foto com filtro. 

Enfim, infelizmente os óculos da Oppo, a princípio, só estarão disponíveis na China. Já o super chip estará nos próximos smartphones da família Find X da Oppo. 

Aguardemos. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp