Parece que o jogo virou, não é mesmo? Bancos precisam devolver cerca de R$ 8 bilhões para brasileiros e o BC, Banco Central, criou um serviço para consulta de eventual crédito e recebimento dele de forma gratuita.
Colega, corre, vai que tem para você também!
Que história é essa?
Existe um sistema no Banco Central que se chama “Registrato”. Nele, o cidadão consegue checar o que uma pessoa anda fazendo em instituições financeiras, como: onde ela abriu conta, quanto ela está devendo ou se enviou dinheiro para o exterior.
Porém, o BC, que tem cativado os corações em razão da criação do Pix, quer continuar positivamente na lembrança dos brasileiros.
Assim, lançou a opção de “caça” ao dinheiro em bancos, já disponível para consulta. O que, convenhamos, é excelente.
Quem pode ter dinheiro a receber?
Dependendo da idade que você tem, é provável que já tenha mais de uma conta aberta, ou já teve mais de uma.
Então, é provável que ao encerrar uma conta, você tenha deixado um caldinho por lá. Esse saldo pode ser consultado junto ao BC e devolvido por lá mesmo. Olha que prático.
Além disso, há algumas tarifas e parcelas que o banco cobra indevidamente, quem nunca reclamou de cobranças aleatórias do seu banco? Adivinha, os bonitos terão que nos devolver.
Outra hipótese está relacionada a quem fez ou já fez parte de uma cooperativa, um grupo de pessoas que se unem com um determinado fim. Talvez haja uma sobra, que são os lucros da cooperativa a receber.
E por fim, se você já teve um consórcio, quem sabe existe lá uma raspinha para resgatar.
Como será feito o resgate?
Primeiramente deve-se checar se você tem algo a receber, através do site do Banco Central, em “valores a receber”.
Assim, se houver algum crédito, você deve acessar o Registrato, com login e senha.
Caso esse banco tenha o Pix em seus serviços, você receberá por meio dele. Se não, o banco fará a boa e velha transferência.
Se vale a pena consultar? Claro! Quem perdoa é Deus. Quem dispensa é Exército e quem tem dó é piano. Vai atrás do que é seu, mesmo que sejam centavos.