“Se você pudesse me dizer. Se você soubesse o que fazer…”. BBB começou ontem, mas a treta que chamou a atenção na segunda foi provocada por Nassim Taleb, escritor famoso que atacou novamente o bitcoin ao dizer que a moeda era uma doença.
Ainda chamou investidores de “otários”.
Quem é esse e por que tanta mágoa no coração?
Nassim Taleb é um autor famoso. Escreveu obras como: Cisne Negro e Antifrágil. Aliás, livros queridinhos de uma boa turma de investidores.
O escritor já atacou o BTC várias vezes. Inclusive, vendeu no ano passado seu ativo. Nassim costumava gostar da moeda, de uma hora para outra, menino, pegou ranço.
Engraçado que o boneco deixou para xingar os investidores depois da venda, não é? Um-huuum.
Ao dizer que a moeda é uma doença, ele se refere a propagação rápida pelo mundo. Assim, quando todos tiverem o ativo, ele vai se tornar “óbvio”, portanto, sem graça.
Daí complementa com palavras “carinhosas” aos investidores.
Será que ele está certo?
Se o investidor for ligar para o que o povo fala dele, e do seu amigo Bitcoin, ele vai ficar louco. E a gente não nasceu para ficar louco.
Mas a maior parte dos que compram esse ativo, o fazem porque acreditam que a moeda virtual pode ter uma caráter de reserva de valor, não porque pretendem comprar um pão de queijo na padaria com ela.
Explicando. Como o bitcoin é um ativo finito, ou seja, ele vai acabar em algum momento quando todos forem minerados, ele é considerado deflacionário.
Ou seja, em teoria não há como ele sofrer com a inflação. O que é diferente do Real, por exemplo. O governo pode mandar imprimir dinheiro.
E quanto mais dinheiro na mão das pessoas, mais elas vão gastar. Só que nem sempre, haverá no mercado a quantidade de produtos na mesma proporção que a quantidade de dinheiro.
Quando acontece a falta da oferta dos itens, aquele dinheiro perde valor, então se antes para comprar algo você precisava de R$ 1 real, por causa da inflação, você vai precisar de mais.
E como não dá para fabricar mais bitcoins, ele se torna praticamente imune à inflação. Já que o ativo retém o seu valor por ser escasso, como o ouro.
Então o Bitcoin é só sucesso?
Então, anjo, não dá para saber. Contudo, a moeda oscila mais que internet em dia de chuva, e, por não ser muito estável, ainda não é muito utilizada como opção de troca como o real.
E isso para muita gente, faz das criptomoedas uma perda de tempo.
E o que você acha dela?