The Compass Newsletter

FMI alerta para riscos dos ‘3C’: covid, cripto e clima

INTERNACIONAL

Quem nos acompanha de verdade já deve estar por dentro das últimas projeções do FMI. Após os esforços para conter a pandemia, o alerta dessa vez é que as autoridades precisam ter muito cuidado com o que está por vir. Afinal, as vulnerabilidades financeiras estão crescendo ao redor do mundo. 

Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira Global do FMI, os principais riscos que a economia global enfrenta agora estão na Covid-19, no clima e nas criptos. 

O primeiro C, de coronavírus, está relacionado ao acesso desigual da população em relação às vacinas, por exemplo, além das novas variantes. Quanto ao clima, a pandemia ressaltou as preocupações com a área e, ao olharmos para isso, o mundo está sentindo os impactos das emissões de carbono e de termos deixado as questões ambientais de lado por tanto tempo.

Já as criptos em alta sinalizam uma busca por descentralização e segurança patrimonial, o que mostra que as pessoas estão querendo fugir das instituições tradicionais, enquanto aumentam o apetite ao risco. Vale lembrar que a regulamentação das criptomoedas está sendo discutida no Brasil – e ao redor do mundo isso não é uma pauta nova!

  • Segundo o documento do FMI, os investidores estão preocupados com as perspectivas econômicas diante de todo esse cenário. Se isso se intensificar e os mercados forem “reprecificados”, isso pode trazer bruscas mudanças na economia mundial. E agora, José?

na rota com The Compass

Na rota é a newsletter diária da The Compass, com conteúdos COMPLETOS e bem-humorados. Mais do que informar, nosso objetivo é EXPLICAR as notícias, para que os nossos leitores saibam exatamente a relevância e o impacto dos principais acontecimentos em suas vidas. Clique aqui para se inscrever, é de graça!