Início » Negócios » XP anuncia nova corretora de investimentos com a Messem e acirra a disputa com o BTG

XP anuncia nova corretora de investimentos com a Messem e acirra a disputa com o BTG

No modelo de parceria usado para atrair escritórios para o lado oposto, agora XP e Messem estão on
Logo da XP Investimentos na parede
Renan Dantas/ Money Times

XP Inc. e Messem anunciaram neste domingo, após 14 anos de parceria, a criação de uma nova corretora de investimentos. Segundo a XP, o maior benefício de tudo isso continua sendo para o cliente.

Na nova empresa, a Messem possuirá 50,1% do capital e a XP terá os 49,9% restantes.

Recentemente, a XP teve pelo menos quatro de seus escritórios de agentes autônomos de investimentos levados para o BTG Pactual: Acqua-Vero, Arton Advisors, EQI e Lifetime.

O acordo que está sendo feito agora da XP com a Messem de tornarem-se sócias e fundarem uma corretora é semelhante ao que foi feito pelo BTG com alguns desses escritórios.

Nessa briga pelos escritórios houve, inclusive, uma situação em que a disputa virou litígio com a cobrança de multa por quebra de contrato. Em contrapartida, houve alegação de justa causa por descumprimento de regras na relação contratual… Fogo no parquinho!

A Messem nasceu em 2007 em Caxias do Sul como uma filial da XP e foi ganhando escala como assessoria independente. Hoje, possui mais de 400 funcionários, 27 mil clientes e assessora algo próximo a R$ 15 bilhões.

Com a missão de transformar o mercado financeiro brasileiro, a XP afirma que “os clientes terão mais liberdade e opções de produtos e serviços, uma experiência mais fluida e continuarão a usufruir dos benefícios do maior ecossistema de investimentos do país”.

O novo empreendimento depende ainda da aprovação de alguns órgãos reguladores, dentre os quais está o Banco Central. Além disso, também é necessário o cumprimento de algumas condições precedentes.

Em meio a tudo isso, a previsão é que dentro dos próximos 12 meses a nova corretora inicie suas operações.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp