Wally Funk, aviadora de 82 anos, vai ao espaço com Jeff Bezos

Não, o céu não é o limite! Conheça quem é Wally Funk
Jeff Bezos e Wally Funk celebrando em vídeo

Wally Funk, que hoje tem 82 anos, foi uma das condutoras que fizeram pressão na NASA para abrir um programa de mulheres – isso lá em 1961. 

No ano em questão, ela era uma das 13 mulheres a participarem de um programa privado dos EUA (Mercury 13) que preparava mulheres para uma jornada espacial – passando pelos mesmos testes aos quais os homens eram submetidos.

No entanto, o programa foi vetado pelas autoridades na época e a agência privada desistiu – isso ficou congelado por mais de 20 anos. Sem vitimismo aqui, naquele tempo a mulher quase não tinha espaço (não era a intenção, mas se você percebeu um trocadilho aqui, meus parabéns).

Na época, as astronautas levaram o assunto ao Congresso dos EUA em busca de justiça, mas não obtiveram apoio. Mais de 20 anos depois, em 1983, Sally Ride foi a primeira norte-americana a ir ao espaço.

Apesar da decepção, ela nunca desistiu de ser astronauta e continuou sendo voluntária desde que a NASA permitiu a participação de mulheres em seus voos. Acumulou mais de 19 mil horas de voo, além de ter ensinado mais de 3 mil estudantes de aviação.

Ela foi ainda a primeira mulher instrutora de voo em uma base militar dos EUA.

Wally era pioneira da aviação e foi uma das melhores alunas do projeto. Agora, 60 anos depois disso, em 2021, sua viagem está marcada ao lado de ninguém menos do que Jeff Bezos, que a referiu como “convidada de honra”.

Dia 20 de julho eles embarcarão no primeiro voo tripulado da Blue Origin, sua empresa de foguetes espaciais. Tio Jeff anunciou esses dias sobre o rolê nas redes sociais. A respeito de Wally, Jeff diz “ninguém esperou mais do que ela”.

Ela afirma que curte participar de coisas inéditas.

E adivinha?

Embora ela não seja a primeira mulher a ir ao espaço, será a primeira pessoa com mais de 80 anos a dar uma volta por lá.

Mark Bezos, irmão de Jeffinho, também vai – além do vencedor do leilão de um assento no foguete New Shepard– cujo lance foi de “apenas” 28 milhões de dólares. Seu nome ainda não foi revelado.

Algum palpite? Rs

Inscreva-se na nossa newsletter!