A Via (VVAR3), dona da Casas Bahia e do Ponto, anunciou nesta sexta-feira (16) a aprovação pelo Banco Central da BNQI Sociedade de Crédito, sua plataforma financeira digital. Com a validação, a companhia pretende expandir suas operações para além do mercado de varejo.
Conforme o comunicado oficial, a BNQI será formada pelos seguintes serviços:
- Conta digital banQi;
- Crediário disponível em uma versão digital;
- Operação dos cartões da Casas Bahia e Ponto;
- Linha de empréstimo pessoal para clientes banQi;
- e pela recém-incorporada operação da Rede Celer, fintech de aceleração de projetos de pagamento.
A plataforma é, na verdade, um desdobramento da compra do banco digital banQi pela Via, que foi concluída em maio do ano passado. Desde então, a plataforma do banco é operada pela varejista. O aplicativo oferece uma conta corrente e permite o pagamento de boletos e contas, como o carnê das Casas Bahia.
O que muda com a aprovação do Banco Central?
Embora o banQi já fosse operado pela Via, a aprovação do Banco Central permitiu que a varejista agora possa operar uma sociedade de crédito digital que unifica outros serviços operados pela companhia aos que já eram oferecidos pelo banco digital.
Com isso, a empresa acredita que a licença poderá facilitar o acesso a crédito para milhares de brasileiros, o que resultará em maior inclusão financeira. Além disso, a varejista espera que a sociedade de crédito se diferencie de outras startups em atuação no mercado por meio da oferta de produtos financeiros que sejam descomplicados e inclusivos.
"A autorização de atuação como SCD [sociedade de crédito digital] é transformacional para a Via, pois amplia de forma relevante o mercado endereçável (TAM – total addressable market) de atuação, para um mercado muito além do varejo"