Início » Negócios » Vale terá de devolver o que recebeu em usina desde 2015, decide STJ

Vale terá de devolver o que recebeu em usina desde 2015, decide STJ

Após a Justiça ter cobrado R$2,5 bilhões da Vale pelo desastre em Mariana e pelo atraso das indenizações, dessa vez a empresa perdeu uma batalha judicial no STJ e terá que devolver cada centavo que tem recebido dessa usina desde 2015 já que a hidrelétrica não entrega energia há seis anos.

Entendendo melhor o caso…

A hidrelétrica se chama Risoleta Neves e fica perto da região de Mariana, em Minas Gerais. Por conta da lama e dos dejetos do desastre da barragem de Mariana esta usina está em gerar energia desde 2015, mas continuou recebendo e não é pouco, de lá para cá foram R$500 milhões. 

Ontem, 15 ministros do Superior Tribunal de Justiça decidiu que a companhia não tinha mais direito de receber os pagamentos.

Lá em 2016, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já tinha solicitado a paralisação dos pagamentos, mas a Vale insistia em continuar recebendo o dinheiro. 

“A usina Risoleta Neves vem sendo mantida artificialmente, recebendo valores de compensação financeira mesmo sem gerar energia há mais de cinco anos.” disse Humberto Martins, presidente do STJ.

Agora parece que será para valer, sem choro nem vela, a Vale está com o cerco fechado e em uma semana recebeu as notícias que irá ter que pagar as indenizações com multa e mais esse valor de meio bilhão da usina Risoleta Neves.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp