Uma coisa é fato, depois de tanto tempo trabalhando de casa ou você já se acostumou com o trabalho remoto ou não está aguentando mais, nesse ponto já virou 8 ou 80 para ser sincero.
Mas, aparentemente, a tendência do momento será o trabalho híbrido.
Interessante, conte-me mais Adm
O trabalho híbrido é um formato que particularmente o Adm mais curte.
Não é nem totalmente presencial nem totalmente remoto, então, fica a critério da empresa ou do trabalhador escolher quando irá frequentar o escritório ou quando o trabalho pode ser feito remotamente.
Onde isso já está sendo implementado?
Nos Estados Unidos, onde mais de 40% da população já foi totalmente vacinada, as atividades presenciais já voltam a acontecer, consequentemente o modelo já está sendo mais aplicado.
Por exemplo, a Ford, montadora de carros, anunciou que o modelo de trabalho será permanentemente híbrido, tendo os colaboradores dias em home office e dias em casa.
Aparentemente, o pessoal na gringa curtiu a ideia do trabalho híbrido.

Veja também:
- Dólar cai para R$ 5,14, o menor valor no ano
- Uber vai abrir nova sede no Brasil, campus na grande SP
- Petróleo tem maior alta dos últimos dois anos
Mas quais são os efeitos colaterais do trabalho híbrido no longo prazo?
Uma pesquisa desenvolvida por uma fera nos Estados Unidos, Enter Nicholas Bloom, economista de Harvard traz muito a questão dos “side effects” do trabalho remoto.
- O principal deles é o “Donut Effect”. O “Donut Effect” é o efeito causado nos grandes centros urbanos que perdem uma parte considerável da população para os “subúrbios” e cidades metropolitanas, já que o trabalho pode ser realizado remotamente
- Nos Estados Unidos, os centros urbanos perderam cerca de 15% dos seus moradores
- Para o professor, os preços de apartamentos cairão em grandes centros, já que a procura irá diminuir por conta da adesão do trabalho remoto
Como fica a produtividade em um trabalho híbrido?
Segundo o professor haverá uma reorganização do modelo de trabalho, distribuição de tarefas e principalmente na metrificação da produtividade.
Cada vez mais será necessário a inserção de KPIs (key performance indicators, indicador de performance chaves) para conseguir medir a produtividade dos colaboradores e a eficiência nos processos internos da empresa.