Santander adquire empresas do setor automotivo

Junto à WebMotors, assinatura de veículos e marketplace de serviços são algumas das soluções que poderão caminhar com o Santander
Logo da Santander em fachada de loja

Horizontalidade, né?

O Santander, que já possui o controle da Webmotors, anunciou ontem (14) a aquisição da empresa Solution4Fleet, que cuida de soluções para assinatura de locação de veículos, e da Car10, que é um marketplace para serviços no setor, como oficinas.

Lembram do M&A? Se não, vamos lá: sigla para “Mergers and Acquisitions”, M&A significa “fusões e aquisições” e se refere, na prática, a quando uma empresa se une à outra – no caso de uma fusão – ou adquire outra, no caso da aquisição.

Neste caso, o Santander pretende adquirir 80% da Solution4Fleet e 66,7% da Car10.

A Solution4Fleet, como mencionado, oferece mobilidade de aluguel de longo prazo para pessoa física, além de serviços como gestão de frota, manutenção, gestão de multas, assistência 24h, entre outros – havendo claramente uma interseção com os serviços da Car10.

A Car10 conta com mais de 9 mil oficinas espalhadas, que prestam serviços automotivos como assistência emergencial, funilaria, etc. Quem possui veículo pode receber indicações conforme a necessidade e fazer orçamentos online enviando fotos de seus carros.

Não é de hoje que o Santander está no setor automotivo. O diretor da Santander Financiamentos, André Novaes, afirma que:

“o pagamento por uso é uma tendência que vai crescer; não vai substituir o status quo do financiamento, mas está cada vez mais aceito, tanto que temos casos como Airbnb. Por isso, a gente está olhando para essa tendência e investindo nela”.

O banco é líder no financiamento de veículos no Brasil, possuindo cerca de ¼ deste mercado, além de atuar em outros segmentos, segundo o que foi afirmado. Novaes acrescenta que não querem apenas ser operador de financiamento, mas sim trabalhar em todo o ecossistema automotivo.

As aquisições ainda passarão pela aprovação do Banco Central e os valores não foram divulgados. 

Inscreva-se na nossa newsletter!