Vocês também ficam muito tristes com uma notícia dessas? Ferramenta criada pelo Banco Central, Pix, fez com que grandes bancos tivessem um prejuízo de R$1,5 bilhão no ano passado.
“Chooorando se foi quem um dia só me fez chorar…”.
Como foi que isso aconteceu?
O sistema de transferência de dinheiro instantâneo, Pix, atualmente corresponde a 72% das transações desse tipo. Ou seja, alguém ainda lembra o que é TED e DOC?
Antes de mais nada, crianças, houve um tempo em que era preciso pagar para mandar dinheiro da sua conta para a de um amiguinho. Quando você queria que o pagamento caísse no dia, usava o TED, se podia esperar, usava o DOC.
Assim, os bancos arrecadavam milhões por ano. Com a chegada do Pix, só em 2021, o prejuízo para bancos como o Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander foi de cerca de R$1,5 bilhão.
“… chorando estará ao lembrar de um amor que um dia não soube cuidar…”.
E os bancos estão pistolas com isso?
O presidente do BB e do Bradesco mantiveram a pose dizendo que estava tudo bem, que é normal a preferência e que estão trabalhando em novas opções de serviços para recuperar essa receita.
Já o presidente do conselho do Santander abriu o coração e demonstrou estar magoado. Segundo ele, a única alternativa no momento é reduzir custos, mas não especificou como. Talvez seja um assunto difícil.
Força, guerreiro.
Em contrapartida, o banco Itaú já trabalha em uma maneira de voltar a encher os cofrinhos criando o Pix crédito, que vai conceder crédito via Pix de maneira rápida. Porém, a ferramenta ainda é só um neném e falta muito para seu total desenvolvimento.
O Pix é seguro?
Segundo o Banco Central, é totalmente seguro. No princípio a desconfiança dos brasileiros era tão alta que a ferramento levou tempo para atrair o povo.
Além disso, houveram grandes vazamentos nos últimos tempos e informações de nomes, telefones e e-mails de usuários foram expostas. Contudo, o fato de as informações não serem tão relevantes, fez as pessoas perdoarem o ‘equíviuco’.
Ainda assim, a possibilidade de transferências rápidas e gratuitas fala mais alto na hora de usar o Pix.