PicPay compra Guiabolso e quer se destacar no open banking

Depois de adiar o IPO, parece que o PicPay está em busca de novas estratégias
escritorio-do-picpay

O PicPay anunciou, nesta sexta-feira (23), a compra de 100% da plataforma de soluções financeiras Guiabolso. Com a aquisição, a empresa pretende se destacar no open banking, que está prestes a entrar em vigor no Brasil, e melhorar o seu marketplace.

Adm explica

O open banking consiste em um conjunto de regras que permitirá que os clientes de serviços financeiros compartilhem suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central. Na prática, isso pode facilitar a movimentação de contas bancárias em diferentes plataformas, além de otimizar o acesso aos empréstimos e produtos financeiros.

A compra, que não teve o valor divulgado, tem o intuito ainda de aumentar a base de clientes do PicPay e torná-la mais sólida. A negociação faz com que a fintech se torne responsável pela operação do Guiabolso, que conta com 6 milhões de usuários e R$ 1 bilhão em crédito concedido.

“O Guiabolso e o PicPay são líderes da transformação pela qual o sistema financeiro vem passando e agora, juntos, vão dar mais um passo na missão de melhorar a relação das pessoas com o dinheiro e revolucionar o sistema financeiro brasileiro”

Thiago Alvarez, fundador do Guiabolso

O executivo agora assumirá também a diretoria do setor de open banking do PicPay. Além disso, Alvarez e Benjamin Gleason, também sócio-fundador da plataforma, agora terão participação minoritária no PicPay.

Apesar da da aquisição, os aplicativos das duas empresas continuarão funcionando normalmente, de forma separada.

Pensando no IPO?

A aquisição foi anunciada cerca de um mês depois da empresa de pagamentos anunciar o adiamento de seu IPO. A oferta inicial de ações estava prevista para ocorrer na Nasdaq, bolsa de valores norte-americana, ainda neste ano.

A ideia era atingir um valor de mercado de cerca de US$ 20 bilhões com a oferta. No entanto, as avaliações dos investidores abaixo do esperado fizeram com que a abertura de capital ficasse em segundo plano e que a empresa mirasse outras estratégias.

Inscreva-se na nossa newsletter!