Início » Negócios » Open Banking! Novidade do BC já conseguiu 1 milhão de autorizações

Open Banking! Novidade do BC já conseguiu 1 milhão de autorizações

Uma burocracia a menos!
Engrenagem com a palavra Open Bancking
(Divulgação)

Um milhão! Esse é o número de autorizações para o compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Essa é a informação recém divulgada pelo Banco Central. 

Eu entendo que a princípio essa notícia não parece ser muito positiva. Principalmente se você ainda não sabe o que é Open Banking. Mas, segura a emoção que o ADM te ajuda a entender. 

O que é o Open Banking? 

É um sistema composto por regras e tecnologia que permitirão que dados de clientes sejam compartilhados entre instituições financeiras. Tudo isso mediante consentimento dos clientes.

Porque com consentimento tudo é mais interessante. 

Nesse sentido, informações como: dados cadastrais, renda, capacidade de compra, perfil de consumidor, entre outras, poderão ser trocadas de banco para banco, por exemplo. 

Ok, mas ainda não entendi por que isso é legal! 

Pense comigo. Você possui uma conta aberta no banco X. Porém, esse banco tem uma alta taxa de juros para empréstimos. Você, necessitado, recorre a outro banco, mas por não ter nenhuma informação sobre você como cliente, o banco recusa fazer essa transação. 

Agora imagine se, bondosamente, o seu banco passasse seu histórico de cliente nota 10 para essa instituição financeira Y, e sem burocracia você conseguisse o empréstimo. 

Sentiu a praticidade? Pois é. Essa é a intenção do Open Banking. 

Eu sei, aqui no Brasil a gente não está acostumado com facilidades e somos todos desconfiados. Eu entendo. 

Mas essa novidade do Banco Central parece estar ganhando mais e mais adeptos. 

E quais instituições financeiras estão participando?

De acordo com o BC, atualmente 700 instituições financeiras estão participando e mais de 51 milhões de conexões já foram feitas. 

A novidade começou em fevereiro deste ano, passando pela segunda fase de implementação em agosto, a terceira fase em outubro e a quarta fase que vai acontecer no dia 15 de dezembro de 2021. 

As adesões estão dentro do que foi previsto pelo BC e será ainda maior conforme as pessoas forem tomando conhecimento sobre o sistema.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp