NFTs de música que ameaçam o Spotify

A grande pergunta que fica é: qual é o limite dessa tecnologia que vem transformando o mercado?
imagem da palavra NFT

Realmente, estabilidade não existe. Acreditar que ela existe foi a principal causa do insucesso de muitos negócios. Nesse sentido, as NFTs estão aí para reforçar isso.

Nesse sentido, quem está correndo perigo em um futuro próximo é o Spotify. Exatamente, um negócio que já é disruptivo está sofrendo da disrupção. Isso porque as NFTs (Tokens Não-Fungíveis) estão entrando até o mercado da música.

O que são NFTs?

NFT é uma sigla para Non-Fungible Tokens, ou em tradução livre, Tokens Não-Fungíveis. Os NFTs são itens exclusivos que são armazenados em uma blockchain

Pode ter até música como NFT?

Não só pode como o produtor musical Deadmau5 junto com a banda Portugal The Man, anunciaram o lançamento de um milhão de NFTs do novo single chamado “This is fine”. 

O que chama a atenção nesta tecnologia, é que além de garantir a autenticidade dos autores, as transações são peer-to-peer. Primeiramente, é bom entender o que significa esse termo.

Peer-to-peer quer dizer “de ponta a ponta”, em outras palavras, quando há uma transação em uma blockchain, não existem intermediários, apenas os dois usuários envolvidos na transferência de ativos.

Isso faz com que os artistas não precisem compartilhar os seus ganhos com nenhuma plataforma.

Quais os impactos disso?

A consequência de um movimento como esse pode atingir principalmente o Spotify, a maior plataforma de streaming de música do mundo. E na contramão, quem pode ser beneficiada com isso é a Audios.

Audios é uma plataforma de streaming de música descentralizado, utilizando da tecnologia da blockchain para ligar os artistas até os usuários. A empresa já captou mais de US$ 8,6 milhões em investimentos e tende a crescer ainda mais. 

Para entender os grandes impactos é fácil, basta imaginar que você é um artista e tem duas opções: publicar o seu trabalho em uma plataforma que irá cobrar uma comissão ou disponibilizar em um lugar em que você recebe o dinheiro integral pelo seu esforço. Qua você escolheria?

Outra vantagem é que, quando falamos de NFTs, além do preço de venda, os artistas recebem royalties por cada transação envolvendo a NFT. 

Claro que essa tecnologia ainda não é tão popular, mas é assim mesmo que começam as disrupções. 

Inscreva-se na nossa newsletter!