A gigante de luxo LVMH é dona da Louis Vuitton, Dior, Sephora, Benefit Cosmetics, entre várias outras, além de ser, em 2020, a 9ª marca mais valiosa do mundo, ficando acima de outras gigantes como Nike, Intel e McDonald’s.
E não é só isso, vai vendo…
Bernard Arnault, presidente e diretor executivo da LVMH, e sua família, estão, atualmente em segundo no ranking de mais ricos do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, mas os dois ficam mudando de posição com frequência.
💎 O que disse a LVMH?
Segundo o diretor financeiro da empresa, Jean Jacques Guiony, em entrevista para a CNBC:
“Nós vemos o futuro de duas formas: sendo principalmente lojas de varejo, porque a experiência do cliente em uma loja de varejo não pode ser correspondida facilmente online. Até hoje, quero dizer, ninguém encontrou o tipo de fórmula milagrosa que permitiria aos clientes desfrutarem tanto online”
“O segundo ponto é também enriquecer essa experiência com conteúdo online”.
A empresa vê a oferta online como apenas “um complemento da experiência física”. Segundo Guiony, a maioria dos consumidores que vão às lojas já até viram os produtos no site, mas ainda precisam dessa experiência física.
🔢 Vamos aos números…
A marca sofreu com as restrições da pandemia e proibições de viagens internacionais, com queda de 17% nas suas fontes de receita no ano de 2020.
Porém, desde o começo deste ano (2021), as ações da empresa já subiram um pouco mais de 30%, com mais positividade no mercado.
🧭 Por que é importante, Adm?
A marca não chegou entre as mais valiosas do mundo por sorte. Se a aposta do diretor financeiro ainda é em lojas físicas, temos que ao menos considerar a possibilidade desse mercado não estar saturado, pelo contrário, talvez.
E não é só a LVMH que está investindo no mundo físico. Temos até gigantes de tecnologia como Google abrindo loja física.
Aqui no Brasil também, a Descomplica, plataforma de educação online, comprou a UniAmérica, centro universitário do Paraná, como parte de sua expansão para o mundo físico na educação, indo contra todas as “tendências” da educação.