Início » Negócios » Grupo Pão de Açúcar vende Extra ao Assaí e deixa setor de hipermercados

Grupo Pão de Açúcar vende Extra ao Assaí e deixa setor de hipermercados

Nova era? O GPA vendeu 71 pontos do Extra por cerca de R$ 5,2 bilhões
Grupo Pão de Açúcar vende Extra ao Assaí e deixa setor de hipermercados
(Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou a venda de 71 unidades do Extra Hiper para o Assaí.  A transação, avaliada em R$ 5,2 bilhões, marca o fim das operações do GPA no segmento de hipermercados no Brasil.

Com isso, as unidades vendidas serão transformadas em lojas de atacarejo e levarão a bandeira do Assaí. Além das 71 unidades vendidas, o GPA possui outras 32 lojas do Extra no Brasil. 

Entre elas, 28 serão transformadas em unidades do Pão de Açúcar e do Mercado Extra, enquanto as quatro restantes serão fechadas. 

O que motivou essa venda?

Não é novidade que o GPA está buscando formas de melhorar os resultados dos hipermercados Extra há algum tempo. Além do Assaí, o Atacadão, do grupo Carrefour, também se tornou um forte concorrente dos hipermercados por oferecer preços, em geral, mais em conta.

A pandemia e o avanço da inflação deixaram a situação ainda mais complicada para esse segmento. Como já mostramos aqui, as vendas no varejo caíram 3,1% em agosto no Brasil, segundo dados do IBGE.

Para tentar driblar essa situação, o CEO do GPA, Jorge Faiçal, afirmou que a nova estratégia da companhia é acelerar a expansão dos negócios de mais rentabilidade, como os segmentos premium e de proximidade.

Assim, os esforços serão dedicados às bandeiras Pão de Açúcar, Mercado Extra e Minuto.

Investidores estão de olho na operação

O mercado financeiro parece ter reagido positivamente às decisões do GPA de ‘respirar novos ares’. As ações do grupo, negociadas com o código PCAR3, estão operando em alta de mais de 16%, por volta das 12h.

Por outro lado, os papéis do Assaí, que levam o ticker ASAI3, estão em queda de mais de 4%.

Comentário do Adm

Na prática, essa decisão do GPA nos mostra que mais importante do que lutar por algo, é saber a hora de deixar isso ir ou de mudar de estratégia.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp