Início » Negócios » Gol anuncia linha de ‘carros’ elétricos voadores

Gol anuncia linha de ‘carros’ elétricos voadores

Depois de Embraer e Azul nessa onda, parece que a moda dos eVTOLs pegou
eVTOL-Gol
Gol Linhas Aéreas/Divulgação

Nesta terça-feira, pensando em facilitar a mobilidade urbana de grandes centros a aeroportos e outros trajetos, a Gol Linhas Aéreas encomendou 250 aeronaves elétricas de decolagem vertical – também conhecidas como eVTOLs ou ‘veículo voador elétrico’. Wow!

Depois que a Azul e a Embraer anunciaram suas encomendas e planos envolvendo os famosos ‘veiculos voadores’, a Gol resolveu não ficar para trás.

O acordo foi assinado junto ao grupo Comporte com a Avalon, empresa britânica que fornecerá as aeronaves – para a aquisição destes e a previsão é de que as operações comecem em 2025.

O veículo poderá substituir helicópteros por ter um alcance e velocidade máxima semelhantes, além de produzir 100 vezes menos ruídos em certos voos.

Segundo Felipe Campos, chefe técnico da Avalon, o eVTOL reduz os custos de operação em cerca de 80%. Diante disso, a empresa diz querer substituir e até mesmo democratizar os serviços de helicópteros.

No modelo encomendado, a capacidade é de 4 passageiros mais um piloto.

A ideia é realmente transportar o pessoal do aeroporto para os grandes centros, mas nada impede que novas frentes de negócio possam surgir, segundo a própria Gol.

“As possibilidades vão muito além dos passageiros e dependem da criatividade do grupo. Mas essa não é uma decisão que cabe a nós e sim ao Grupo Comporte. Atualmente, nosso empenho é para tornar o projeto viável (...)”

Sérgio Quito, chairman do Conselho de Segurança Operacional da Gol

Vale lembrar que esse tipo de veículo elétrico, em relação aos tradicionais, também cumpre agenda ESG – uma tendência para a qual precisamos voltar os olhos.

Adm

E aí, ansiosos para darem uma voltinha de eVTOL?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp