FMI exige que El Salvador desista de usar Bitcoin

País quer empréstimo de US$ 1,3 bi e FMI não quer dar
foto do presidente Bukele ameaçado pelo FMI em razão do uso de Bitcoin

Não é fácil ser descolado nesse mundo opressor. O presidente do El Salvador que o diga. O FMI publicou um comunicado ontem em que “pedia” educadamente e delicadamente para que o país de Bukele desistisse de usar o Bitcoin como moeda oficial. 

Qual o problema do FMI com o BTC? 

O FMI, Fundo Monetário Internacional, organização criada para ajudar a organizar a economia dos países, mandou uma reta e direta para o presidente do El Salvador. 

Em sua cartinha, exigiu que o governo desistisse da ideia de tornar o Bitcoin a moeda legal do território. Isso quer dizer que o país até pode ter o ativo circulando, mas não como principal meio de troca. 

Segundo o FMI, a instabilidade da cripto é o maior problema, já que, como dito antes aqui nesse delicioso portal de notícias, hora o BTC está nas alturas, hora desce até o satã. 

Ou seja, ter um dinheiro cuja definição do valor seja controlada pelo governo, é mais seguro que ter um dinheiro em que seu valor depende da especulação de milhões de pessoas. 

Isso quer dizer que a população do El Salvador pode sofrer tendo um ativo que em alguns momentos vale muito e em outros vale menos. Por que nos momentos de baixa, o poder de compra com a moeda cai. 

Será que o país vai atacar a exigência? 

Faça sua aposta! O governo de Bukele parece bem decidido quanto à criptomoeda. Contudo, o país está precisando de um empréstimo de US$ 1,3 bilhão. 

Então, o FMI resolveu aproveitar a deixa e mandou um “a plata o plomo”. O que quer dizer que para conseguir o dinheiro desejado, o El Salvador terá de abandonar a moeda digital como dinheiro oficial de troca. 

Ai, pegou pesado! 

Quais serão as possíveis consequências disso?

Caso o El Salvador se renda, então é possível que o investidor do Bitcoin experimente mais uma descida frenética da criptomoeda. Haja coração. 

Afinal, a confiança de uma boa parte de investidores na ideia de que a moeda virtual é o futuro, vai cair. Quando isso acontece, eles vendem o ativo em grande volume e o preço dele cai. 

Porém, se o El Salvador bater o pezinho, pode ser que a cripto decole e seu preço conheça Marte antes que o Elon Musk. E o país que tem um cofrinho cheio da moeda terá uma economia mais desenvolvida. 

O que será que o Presidente Bukele vai fazer?

Inscreva-se na nossa newsletter!