Início » Negócios » Carros elétricos e híbridos a etanol são a nova aposta da Volkswagen

Carros elétricos e híbridos a etanol são a nova aposta da Volkswagen

Segundo o presidente da montadora, os carros híbridos podem ser alternativas mais acessíveis
Carros elétricos e híbridos a etanol são a nova aposta da Volkswagen
(Divulgação)

Gasolina além de cara é coisa do passado, agora a moda é apostar no álcool. 

Segundo o presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, tanto carros elétricos quanto carros movidos a etanol são alternativas eficazes para criar um veículo sustentável que seja neutro em carbono.

E por que o etanol?

Em tempos de tecnologia, o etanol pode parece ser ultrapassado mas mesmo assim Pablo deu um jeito.

Ele convenceu o conselho mundial de que o combustível é uma alternativa no processo de descarbonização para países menos desenvolvidos, assim como o Brasil. 

“Qualquer política pública tem três bases: meio ambiente, social e econômica. A indústria do etanol tem as três porque também gera empregos.” afirmou.

Com a intenção de exportar tecnologia, motores e veículos para países mais pobres, o presidente conquistou o aval para criar um centro de pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis.

Além disso, ainda alegou que em vez de gastar bilhões em carros elétricos, devem direcionar parte desses gastos para um combustível que já existe no Brasil, vulgo o álcool (não o de beber, o de abastecer).

E os carros elétricos?

Em uma entrevista ao Estadão, Pablo diz que no futuro, a Volkswagen trará para o Brasil carros elétricos e híbridos a etanol afirmando que são tecnologias complementares.

Veja mais: Toyota irá investir em baterias para carros elétricos

o que é um carro híbrido? 

Um carro híbrido é aquele que funciona com duas fontes de força, diferente dos carros convencionais que estamos acostumados a ver (álcool ou gasolina?). 

Aqui, não existe “ou”, além do motor a combustão, que pode ser o etanol, o carro ainda tem um outro propulsor, o elétrico.

Enquanto nosso país espera pelos carros elétricos, devemos descarbonizar como podemos.

Nosso poder, de acordo com o presidente, é o etanol, já que sua matriz energética limpa se aproxima muito de um carro elétrico.

 “O mais vantajoso aqui (Brasil) é o carro híbrido flex, porque junta a boa matriz energética com o etanol.”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp