Início » Negócios » Burger King e McDonald’s oferecem lanches de graça

Burger King e McDonald’s oferecem lanches de graça

As empresas anunciaram recentemente suas campanhas de Black Friday
Totens do McDonald's e do Burger King lado a lado
(Picture alliance / Contributor/Getty Images)

Não esqueçam o guarda-chuva em casa porque tá chovendo hambúrguer. Eles estão bonzinhos ou é tudo estratégia de marketing? Vem ver.

O Burger King e o McDonald ‘s anunciaram as suas respectivas campanhas de Black Friday oferecendo os seus hambúrgueres mais populares totalmente de graça, mas claro que tem algumas regras para isso.

Todos os clientes que baixarem o aplicativo do McDonald’s e se cadastrarem pela primeira vez irão ganhar um cheeseburguer de graça. A promoção é válida entre os dias 23/11 e 26/11.

Já para os fãs de Burger King, é necessário se inscrever no Clube BK e comprar um combo com valor acima de R$ 21,80. Quem quiser aproveitar, a oferta será entre os dias 27/11 e 31/12.

Outra oferta que está rolando no McDonald’s é em parceria com o Mercado Pago. Nas compras efetuadas pelo aplicativo de pagamentos, você consegue grandes descontos, entre eles tem o Big Mac e McChicken Bacon por R$ 0,90 cada.

Mas por que eles estão dando tanto desconto assim?

Tudo tem uma explicação. Segundo João Branco, VP de Marketing do McDonald’s Brasil, essa campanha é uma tentativa de trazer para mais perto e fidelizar os seus clientes.

Robert Cialdini, autor de Armas da Persuasão, explica facilmente o propósito das duas empresas de fast-food, com essas promoções. 

Com um mundo cada vez mais competitivo, o consumidor tem novas escolhas todos os dias para consumir os produtos que mais lhe agradam, seja para comida, bebida, roupas e por aí vai. 

Existem algumas formas de sair na frente desta competição diária: uma pode ser os preços, porém brigar por preços pode tornar o nicho um verdadeiro leilão e a coisa ficaria bem feia.

Já a outra forma é fidelizar os clientes apostando em uma experiência melhor deles com a empresa. Segundo Robert, quando você faz um favor para alguém, a tendência é que essa pessoa retribua assim que puder. Fenômeno conhecido como gatilho da Reciprocidade.

Agora acho que já deu para entender né? Você conquistar os clientes dando descontos ou mesmo lanches de graça vai ativar esse gatilho na próxima vez que ele precisar decidir entre você ou qualquer outro concorrente. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp