Início » Negócios » Ataque hacker: Porto Seguro sofre tentativa de ataque que afeta sistemas

Ataque hacker: Porto Seguro sofre tentativa de ataque que afeta sistemas

Mais uma vítima dos ataques cibernéticos que estão on fire em 2021
ataque hacker
Clint Patterson

A empresa Porto Seguro (PSSA3) sofreu uma tentativa de ataque cibernético nesta quinta-feira (14). Isso causou instabilidade nos sistemas e canais de atendimento da empresa.

Em comunicado aos seus acionistas, Roberto Santos, diretor presidente e de Relações com Investidores (RI), disse que poucas horas depois do ataque as plataformas e canais afetados estariam voltando de forma gradual.

Em 2018, a empresa já havia sofrido um vazamento que expôs dados bancários de cerca de 2 mil funcionários e clientes, informações que estavam sendo comercializadas na internet.

Segundo a companhia, desta vez não houve  registro de vazamento de dados, tanto da própria empresa quanto de seus clientes e parceiros.

Ataques cibernéticos não são novidades no ano de 2021: CVC, Renner, JBS, Fleury e Colonial Pipelines são exemplos recentes de vítimas de invasões virtuais parecidas que causaram uma série de problemas em suas operações.

Inclusive, uma pesquisa recente da PwC mostrou que a cibersegurança deve crescer muito em 2022. Diante das ameaças recentes, ficou clara a importância de reforçar os investimentos nesse setor.

A pesquisa publicou que 83% das empresas do Brasil se mostraram propensas a aumentarem os investimentos a respeito. 

De acordo com a PwC, 2021 soa como o pior ano da história no ramo da cibersegurança, que mesmo assim movimenta bilhões no mercado – e vai movimentar ainda mais com o aumento da preocupação sobre este assunto

Outro caso de invasão recenteOntem, foi divulgado que uma má configuração do servidor referente ao mecanismo de pesquisa que possui código aberto chamado Elastic Search causou uma exposição de, no mínimo, 1,7 bilhão de dados “sensíveis” de empresas de e-commerces, como Amazon, Mercado Livre e Magazine Luiza. 

Isso foi descoberto pelo laboratório Safety Detectives publicou um relatório mostrando todas as informações que estavam disponíveis e as informações são do portal Tec Mundo.

Será que com o aumento da cibersegurança esses ataques vão cessar ou a próxima vítima ainda está por vir?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp