4 dicas de empreendedorismo para quem está começando

David-Mourão

David Mourão, CEO e fundador do banco digital PJ Linker

Início » Negócios » 4 dicas de empreendedorismo para quem está começando

Os motivos que levam o brasileiro a começar a empreender são os mais diversos: 

  • busca por maior independência e autonomia;
  • aumentar a renda;
  • construir um patrimônio.

Seja qual for o objetivo, os desafios de abrir o seu próprio negócio, na maioria das vezes acabam sendo os mesmos para todos, mas isso não tem impedido o aumento do empreendedorismo no país.

Porém, para se ter sucesso é necessário tomar as decisões certas a fim de garantir um modelo de negócio sustentável, que sobreviva aos primeiros anos. Se você quer se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar, nós vamos te ajudar. 

Reunimos aqui, as melhores dicas de empreendedorismo para você dar os primeiros passos. Confira: 

1. Tudo começa com uma boa ideia

Um empreendimento com potencial de sucesso começa com uma ideia de um negócio sustentável e que dê bons lucros. Nem sempre é necessário inventar algo totalmente novo. O principal é ficar atento às necessidades das pessoas e desenvolver produtos ou serviços que possam dar a solução que elas precisam.

Pode até ser que o serviço/produto já exista, mas ele pode ser fornecido de um modo diferenciado, com uma experiência de consumo mais satisfatória. 

2. É melhor começar por um segmento já conhecido

Muitas vezes, as boas ideias surgem de segmentos com os quais você já tem conhecimento. Por exemplo, se você trabalha em um restaurante, que tal abrir um negócio no ramo alimentício, como fast food e delivery ou na gestão de processos relacionados à atividade? Com sua prática, você terá muito a oferecer ao mercado, além de já conhecer os processos, fornecedores e público.

O empreendimento também surge de uma paixão ou hobby. Assim, você trabalha com algo que gosta e transforma isso em uma ótima fonte de renda. Quando se tem expertise em um segmento, fica mais fácil, com a devida atenção e criatividade, enxergar oportunidades de negócios e até mesmo modelos ainda não explorados.

3. Um plano de negócio é fundamental

O plano de negócio é um documento em que você reúne todas as informações sobre os objetivos e o funcionamento da sua empresa. Com ele, você terá respostas mais realísticas sobre seu empreendimento e vai conseguir começar a empreender com mais segurança. 

O plano de negócio detalha:

  • quem são seus clientes;
  • em que mercado você vai atuar e como está seu desempenho;
  • quais produtos e serviços vão vender;
  • quem serão seus fornecedores, funcionários e parceiros;
  • de onde virão os recursos financeiros;
  • como a empresa vai funcionar na parte operacional;
  • como o marketing será realizado;
  • como será a precificação dos produtos.

4. Formalize seu negócio criando um CNPJ

A formalização do negócio permite que suas atividades profissionais estejam em conformidade com a lei, além de garantir a você benefícios importantes, como o INSS. Ao abrir um CNPJ para a sua empresa, você evita a Confusão Patrimonial – falta de separação clara entre empresa e sócios. Além disso, irá organizar melhor a rotina e alcançar os objetivos.

Dica do Adm

Já sabia dessas? Adm curtiu em! Sempre bom pegar umas dicas de quem tem experiência no mercado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp