20 Mil novas vagas em tecnologia serão abertas no Brasil até setembro

Estudo divulgado pela Gama Academy traz informações valiosas sobre o mercado de tecnologia.
Headset, controles de videogame - ps4 - teclado e balas coloridas sobre a mesa com filtro azul, representando a tecnologia

Ontem (28) foi divulgado o Tech Jobs Report 2021 da Gama Academy, com informações relacionadas ao mercado de tecnologias como:

  • oportunidades na área
  • habilidades mais requisitadas
  • características das vagas

Quem é essa tal de Gama Academy?

Fundada pelo empreendedor, professor e CEO Guilherme Junqueira, a empresa capacita estudantes e profissionais para o mercado de trabalho, com diversas trilhas de conhecimento e conteúdos para seus alunos.

Segundo a Gama, eles não são uma simples escola, mas sim:

“[...] uma colagem de trilhas, matérias, mapas, protótipos, cursos. Uma colagem que revela a sua vida, a sua trajetória. Os desafios loucos, os estranhos encontros [...]”

Como foi feita a pesquisa?

Ela contou com dados de 32 empresas no Brasil, sendo que 51,6% são startups e 58,1% estão no estado de São Paulo. A outras são algumas empresas tradicionais do mercado.

Vamos aos dados!

A previsão é que nos próximos três meses sejam abertas mais de 20 mil vagas em tecnologia, sendo a maior parte delas em São Paulo, com 9.830, seguido por Minas Gerais, com um pouco mais de mil vagas.

As carreiras das quais a empresa levantou dados para a pesquisa foram:

  • Programação
  • Design
  • Vendas Marketing

E vale um destaque para as famosas “soft skills”. 50% dos recrutadores disseram ser o ponto principal do candidato.

Se o compasser ainda não sabe, está mais que na hora de aprender:

Soft skills são as habilidades comportamentais das pessoas em um ambiente de trabalho. Elas envolvem muito a relação interpessoal e inteligência emocional. São habilidades imprescindíveis no mercado de trabalho!

As mais procuradas são:

Quanto à modalidade das vagas (CLT/PJ), a maioria (48%) ainda é CLT, mas muitas empresas estão dispostas a deixar a decisão para o funcionário:

E a grana, adm?

A faixa salarial das vagas começa em R$2.500 e pode passar dos R$7.000, especialmente em programação.

Vale ressaltar que o perfil mais procurado é para um cargo pleno (35%), o que aumenta a média salarial e exige mais experiência. Porém, o perfil Junior também é bem requisitado: 

Setores que estão contratando

Os principais setores que estão contratando profissionais de tecnologia são:

🧭 Por que é importante?

Essa é simples e os dados estão aí para embasar o adm:

Vagas são oportunidades que permitem ao compasser ganhar o famoso dinheiro que, por sua vez, pode ser investido para o alcance de sua liberdade financeira.

Inscreva-se na nossa newsletter!