WEG vence prêmio de melhor empresa da Bolsa em 2021

Evento do InfoMoney, Melhores da Bolsa 2021, mostra o ranking das melhores em cada setor e WEG como a número 1 entre todas.
Fábrica da WEG

WEG…é de comer?

Para o compasser perdido:

Adm Explica

A WEG é uma empresa multinacional de equipamentos eletrônicos, como motores elétricos para vários tipos de aplicação, inversores, geradores e transformadores.

Na prática, ela atua em vários negócios diferentes, com soluções relacionadas a:

  • Automação Industrial
  • Geração de energia
  • Transmissão e Distribuição de Energia
  • Tração e Propulsão Elétrica

🏆 A premiação de melhor empresa

Todo ano o InfoMoney premia as melhores empresas da Bolsa nos seus respectivos setores e também a melhor entre todas, no geral.

O ranking é feito pela provedora de serviços financeiros Economatica e pela escola de negócios Ibmec. 

Para chegar a esse ranking, são considerados critérios qualitativos e quantitativos das empresas de capital aberto (listadas na bolsa), dentro de um período de três anos.

💼 A avaliação qualitativa, conduzida pelo Ibmec, considera:

  • composição do conselho de administração
  • códigos de ética e de conduta
  • envolvimento em condenações e investigações

💸 Já a quantitativa, conduzida pela Economatica, avalia:

  • rentabilidade
  • desempenho das ações, comparado também ao Ibovespa

💰 Por que tanto valor?

Segundo o próprio CEO da Empresa, Harry Schmelzer Jr, há quatro principais fatores pelos quais a WEG chegou a ser nomeada a melhor empresa da bolsa:

  • Tecnologia: eles investem constantemente em inovação tecnológica, trazendo novas soluções para o mercado e criando mercados
  • Mudança e atuação em novos negócios: a empresa está em processo de mudanças gradual contínuo desde o início, explorando novos negócios sempre que vê uma nova oportunidade, com cautela e planejamento
  • Participação de mercado internacional: a empresa é uma multinacional e traz cada vez mais soluções para o exterior, o que permite que tenha uma dependência menor das instabilidades no Brasil, diversifique sua atuação e expanda seus negócios
  • Gestão: o CEO afirma que a empresa conta com um sistema de gestão altamente eficaz, que envolve todos colaboradores em uma cultura de desenvolvimento, proporcionando um ambiente de comprometimento e empreendedorismo. Ela investe na educação de seus funcionários, forma técnicos e líderes para o negócio

Com a capacidade da WEG de lançar produtos, soluções e criar mercados, ela conseguiu crescer significativamente em setores importantes. Desde de cedo, por exemplo, a companhia falava em sustentabilidade.

Hoje ela atua com força na geração e distribuição de energia renovável e limpa, como solar e eólica, além de ter planos para atuar mais com o armazenamento de energia, outra grande necessidade do mercado e, portanto, uma oportunidade.

Além disso, devido à própria tendência sustentável no mundo inteiro, a demanda crescente pela eletrificação de equipamentos e veículos beneficia bastante a empresa, com boas perspectivas para o futuro, já que essa demanda tende a crescer.

📈 Falando de números

Sobre os números, a  WEG lucrou  R$ 764,2 milhões no primeiro trimestre deste ano, 74% acima dos resultados no mesmo período em 2020. 

A sua receita também subiu 37%, a R$ 5,07 bilhões, sendo que grande parte do faturamento veio do mercado doméstico.

Inscreva-se na nossa newsletter!