Início » Investimentos » Via (ex Via Varejo) também entra no jogo da entrega rápida

Via (ex Via Varejo) também entra no jogo da entrega rápida

Amazon e Magalu que se cuidem! A dona das redes Casas Bahia e Pontofrio lança o same day delivery, para entrega no mesmo dia.
Fachada-da-Casas-Bahia
(Imagem: Divulgação / Casas Bahia / Facebook)

Seguindo a tendência de e-commerces na redução dos tempos de entrega para atender melhor às necessidades do consumidor, a Via (ex Via Varejo), donas das redes Casas Bahia e Ponto (ex Pontofrio), decidiu estrear seu prórprio sistema de entregas: same day delivery (entrega no mesmo dia).

Basicamente, os pedidos feitos até 12h serão entregues…adivinha quando? No mesmo dia, até 22h. 

Com ajuda de sua subsidiária – Asap Log – e uso das lojas como centro de distribuição, a Via pretende expandir as operações do same day, que hoje conta com 65 lojas e entrega a clientes que moram em um raio de 10km das lojas, disponível para produtos de até 30 kg.

A coordenação logística da entrega por parte da Asap Logo, consiste na distribuição dos pedidos e motoristas autônomos de vans, motos e carros de passeio, principalmente.

“A gente vai recebendo os pedidos e às 12h encerramos. Porque a partir daí a loja tem que receber o pedido, separá-lo, prepará-lo, embalá-lo e emitir a nota fiscal. Então, esse pedido chega na Asaplog, que faz a roteirização de todas as entregas. O motorista recebe esse roteiro, retira na loja e sai fazendo as entregas, é um processo”

Fernando Gasparini, diretor-executivo de logística da Via

🏆 Qual é a vantagem para a empresa, adm?

Na essência, o que essa mudança permite é maior satisfação dos clientes que, por sua vez, gera um efeito em onda que afeta vários indicadores da empresa.

Além de aumentar suas chances de fidelização dos clientes, o cancelamento também pode diminuir, por exemplo. Segundo Gasparini:

“Quanto mais rápida a entrega, menos cancelamentos temos”.  “Hoje, 60% dos cancelamentos ocorrem antes da entrega. Quando o produto chega rápido, reduzimos as chances do consumidor repensar a compra.”

Fernando Gasparini

👀 E os concorrentes?

Como um compasser que acompanha as notícias aqui deve saber, recentemente, o Magazine Luiza fez um movimento parecido, porém mais ousado, para entrega em 1 hora.

A Americanas também está no jogo com sua entrega em até 3 horas, que representou 14% das vendas online no primeiro trimestre, mas seus planos são bem ambiciosos, para entregas em apenas minutos.

A Via pretende focar no same day, mas tem planos para entrega em 1 hora também, nessa corrida do varejo para quem entrega mais rápido.

🧭 Por que é importante?

Esse tipo de notícia afeta o mercado financeiro, especialmente quando temos empresas listadas em bolsa envolvidas. A disputa cada vez mais acirrada entre os concorrentes por aqui torna mais difícil para outras entrantes também, como a Amazon.

As gigantes do varejo parecem estar se adaptando bem às mudanças, mas é importante ficar de olho para ver se todos dão conta.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp