“Maior risco do Bitcoin é seu sucesso” Ray Dalio

Gestor e criador do fundo de hedge mais bem-sucedido do mundo prefere investir em Bitcoins a títulos
Ray Dalio falando

Em entrevista gravada ontem (24), Ray Dalio, o homem por trás da Bridgewater Associates que é o fundo de hedge mais bem sucedido do mundo, disse que se as criptomoedas continuarem a ganhar força, os investidores podem dar preferência esses tokens digitais em vez de títulos públicos quando se trata de investimentos.

O que é um fundo Hedge?

Do inglês Hedge Fund (que você talvez veja muito por aí também), o fundo hedge se refere, basicamente, a um fundo multimercado, com objetivos como limitar os riscos de mercado em busca da maior rentabilidade possível, independente da situação em que o mercado financeiro se encontra.

É um investimento que tem estratégias mais arrojadas e mais liberdade para investir e alocar recursos sem limitações como teria em outros fundos. Também são chamados de fundo de investimentos livre e não seguem um mesmo padrão de estratégia. As taxas de administração e performance geralmente são mais altas em relação à maioria.

Voltando à entrevista, ela foi veiculada na conferência Consenso 2021 da CoinDesk.

Não é a primeira vez que Ray Dalio mostra esse pessimismo quanto aos títulos. Ele já se posicionou em março deste ano dizendo que não é uma boa estratégia porque esses ativos geralmente pagam menos que a inflação.

Ainda assim, uma porcentagem significativa dos bilhões que sua empresa Bridgewater Associates administra está aplicada em alguns títulos públicos e títulos do Tesouro dos EUA.

Bridgewater Associates Logo
Fonte: Wikipedia

Ele também já chegou a falar no passado que o Bitcoin é uma “invenção infernal” e que achava ser um grande desafio dar valor aos ativos digitais. Em janeiro, ele estudava as criptomoedas como investimentos para novos fundos, segundo ele.

O fundo Pure Alpha II, administrado pela empresa de Dalio, perdeu perto de 12% de rentabilidade ano passado e teve alta de 4% até abril deste ano. A empresa está passando por obstáculos para melhorar o desempenho desse tipo de fundo, que tem estratégias macro.

O que é fundo de estratégia macro?

É um fundo multimercado que possui investimentos com ligação direta com a macroeconomia. Por isso, considera diversos setores: mercados de taxas de juros, taxa de desemprego, câmbio, moedas, ações, commodities e diversos outros.

Autor do livro Best-Seller “Princípios”, Ray Dalio já foi eleito pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e pela Blomberg Market, uma das 50.

Inscreva-se na nossa newsletter!