Madero prepara IPO, mas tem dúvidas

Grupo Madero planejava IPO para 2020, mas pandemia afetou os planos. Será que agora vai?
Frente da loja do Madero

Opa, pera aí! 🤚 Antes de tudo, pra não perder o costume já que sempre temos Compassers novos aqui, vamos lá:

Adm Explica

🤓 IPO é sigla para Initial Public Offering, que significa Oferta Pública Inicial e é basicamente a abertura de capital de uma empresa na bolsa de valores, ou seja, quando ela passa a ter suas ações negociadas lá.

Agora, a notícia:

o Grupo Madero, do setor de alimentação e que possui cerca de 200 restaurantes no Brasil, publicou suas demonstrações financeiras na tarde de ontem (24).

Para te contextualizar, a companhia tinha planos de abrir o capital na bolsa de valores no ano passado, mas em meio à pandemia, os planos foram interrompidos.

Neste balanço do primeiro trimestre deste ano publicado, agora o grupo afirma que:

"há dúvidas substanciais sobre a capacidade da companhia em continuar funcionando dentro de um ano após a data em que essas demonstrações (...) foram emitidas.”

Isso, no entanto, não mudou o posicionamento de manter o propósito do IPO até o final deste ano. Em 2019, o grupo vendeu 22% de seu capital para um fundo americano chamado Carlyle, que recentemente passou seus ativos no país à SPX Capital, por R$ 700 milhões.

Já em 2020, diante de uma brutal queda da receita com o fechamento dos restaurantes devido à pandemia, a empresa também perdeu sócios minoritários deixando o negócio imediatamente e por valores simbólicos. Luciano Huck foi um deles, segundo Info Money.

Agora com a retomada da economia, viu-se uma retomada rápida na recuperação da empresa, que segundo fontes próximas ao negócio, já até contratou os bancos para a operação:

  • BTG Pactual
  • Itau
  • Bank of America
  • UBS

Seriam eles que cuidariam da parte das emissões viabilizando a abertura de capital da empresa.

O Madero, no entanto, não se pronunciou sobre o caso e os bancos também ainda não se manifestaram a respeito.

Os riscos e a incerteza do futuro, no entanto, devem ser informados aos investidores, segundo as ressalvas presentes nas demonstrações financeiras, embora nada sinalize um risco concreto.

A empresa sofreu como várias está se recuperando e renegociando suas dívidas, assim como tantas outras, enquanto se prepara para o IPO.

Inscreva-se na nossa newsletter!