8 livros sobre investimentos que você precisa ler

Os livros que mais vão te ajudar a começar a investir e se desenvolver no mundo dos investimentos – com bônus.
Mulher concentrada enquanto lê um livro

Ah, os livros! Viajar sem sair do lugar, enxergar o mundo por outros olhos, expandir… Livros são tudo de bom. 

Mesmo quando se trata de um assunto mais técnico, os livros trazem as perspectivas de vivência e aprendizado de cada autor, tornando-se uma ferramenta valiosíssima para adquirir conhecimento e expandir os horizontes.

Eles são uma forma de você tirar aprendizado da vida de outras pessoas sem que você precise, necessariamente, passar por todos os problemas, dificuldades e erros que o autor do livro passou para adquirir aquele conhecimento. 

Pensando em nosso contexto, isso vai te poupar muito tempo e energia. E não entenda mal: errar não é o problema. O problema é errar coisas que você poderia ter acertado.

É claro que é importante que haja um Skin in the game (spoiler!), mas as experiências vividas por meio da leitura te deixam mais à frente. 

Citando dois filósofos contemporâneos:

“Conhecimento é o maior minimizador de erros que existe” – Breno Perrucho

“Erros são valiosos, mas nós não somos remunerados pelos erros que poderíamos ter evitado” – Gustavo Cerbasi, vulgo o “Papa das finanças”

Importância da leitura

 

Pessoas extremamente bem sucedidas como Bill Gates, Warren Buffett e outros dos homens mais ricos do mundo têm a leitura como um hábito de todos os dias. O conhecimento que adquirem por meio dos livros é usado para evoluir e prosperar. Façamos o mesmo.

Assim, quando lemos e participamos, por meio da leitura, dos caminhos trilhados por pessoas que são referência no tema que queremos aprender, passamos a entender e a enxergar muitas coisas por suas óticas. Dessa forma, a chance de sermos bem sucedidos aprendendo com essas pessoas passa a ser maior – desde que coloquemos o aprendizado em prática.

Objetivo

 

O objetivo aqui não é só te dar ferramentas em forma de livros para aprender a investir de maneira técnica, mas também – e principalmente – trazer meios para que você construa, de fato, a mentalidade do investidor. E isso vai além de saber analisar uma ação.

É claro que cada investidor tem o seu perfil, mas é necessário que se conheça os riscos e os próprios objetivos – ou seja, conhecer também a si mesmo – antes de começar. Já dizia o seu Zé do bar da esquina (além de Sócrates e do Pastor da igreja do bairro vizinho): “Conhece-te a ti mesmo”.

"Conhece-te a Ti mesmo"

Sócrates, Seu Zé e Um Pastor

Vamos começar pelo básico: os livros sobre investimentos que são importantes para o começo – tanto no nível técnico quanto na mentalidade necessária.

1) Investimentos inteligentes – Gustavo Cerbasi

 

Livro Investimentos inteligentes - Gustavo Cerbasi 

Gustavo Cerbasi é visto por alguns como um Papa das finanças. Brincadeiras à parte, ele é um autor brasileiro e tem um grande histórico no mercado financeiro, trazendo em suas obras com muita clareza tanto os conceitos técnicos necessários para se investir com prudência, quanto também conceitos de qualidade de vida que vão muito além do dinheiro.

Neste livro especificamente você vai conhecer e entender como funcionam as principais modalidades de investimentos aqui no Brasil, os ativos disponíveis no mercado, todos os tipos de tesouro direto, renda fixa, renda variável e tudo mais.

Ele também vai mostrar como você pode se planejar financeiramente de acordo com a sua idade e seus objetivos.

Além disso, ele explica um monte de coisa básica que todo mundo precisa saber, mas nem sempre sabe: previdência privada, renda fixa, inflação e diversos outros conceitos. Leitura obrigatória!

Bônus – outra obra do mesmo autor:

1.1) “Empreendedores inteligentes enriquecem mais” – Gustavo Cerbasi

Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais - Gustavo Cerbasi
Clica aqui para garantir o seu!

Este livro vai a fundo sobre como os empreendedores devem lidar com as finanças dentro do seu próprio negócio. Capital de giro, fluxo de caixa, margem, são alguns dos ensinamentos.

A relação que isso tem com os investimentos é que, quando investimos em ações, estamos na verdade investindo em empresas. É aí que começamos a observar que os aspectos da empresa como histórico de resultado, projeções de resultados futuros, entre outros, interferem no crescimento desses ativos.

Aqui você vai encontrar justamente esses conceitos da visão de um empreendedor que nós, como sócios das empresas, precisamos internalizar para analisar com muito mais senso crítico a saúde das empresas em que cogitamos investir.

2) Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker.

Os Segredos da mente milionária, T. Harv Eker
Clica aqui para garantir o seu!

Este é um livro muitíssimo importante quando se trata da influência da sua mentalidade no mundo físico quanto à prosperidade, principalmente quando se fala de riqueza material.

Ele te mostra que a realidade como nós conhecemos hoje é flexível e pode ser moldada a nosso favor. Isso vai de acordo com as verdades que a gente toma para si.

T. Harv Eker, o autor, conta que estudou minuciosamente quais eram os traços em comum das pessoas bem sucedidas e ao longo do texto ele vai contando como aplicou as coisas que aprendeu nesse tempo e como essas coisas ajudaram a fazer tudo dar certo. Em resumo, ele mostra que a sua realidade é você quem cria. 

Ele também fala do poder das palavras e do pensamento. Já ouviu falar da “Lei da atração”? E já pode ir abrindo sua mente aqui, meu caro. Um investidor não pode ser mente fechada. A lei da atração não é nada místico, o autor mostra que é basicamente: 

Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultado.” E esse é o caminho. Pensar atrai? Sim, mas por meio da ação.

Simples assim? Bom, é necessário que se leia o livro para descobrir. A jornada por esse livro é bastante individual. Assim, não faria efeito eu resumi-lo aqui para você.

Nota: Uma vez um sábio disse que essa leitura é equivalente a você tomar a pílula vermelha da Matrix. Vai dar bobeira?

3) Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Livro Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter
Clica aqui para garantir o seu!

Neste livro, o autor conta a história de quando ele era criança, falando a respeito de seu pai biológico e do pai de seu melhor amigo. Um dos pais era cheio de diplomas e certificados, enquanto o outro não tinha nem ensino médio. 

Você aprenderá que a diferença entre os ricos e os pobres não é o dinheiro propriamente, mas sim o que eles fazem com o dinheiro que ganham.

Ele ensina de maneira sutil e clara sobre construção de riqueza, finanças pessoais e empreendedorismo trazendo conceitos e exemplos de “ativos”, ou seja, coisas que você compra e que vão colocar dinheiro no seu bolso e “passivos” – aquilo que você adquire e não te faz mais rico.

É um excelente livro para abrir a sua mente, principalmente se você está no começo da jornada nos investimentos. 

4) Do mil ao milhão – Thiago Nigro

Livro Do mil ao milhão – Thiago Nigro
Clica aqui para garantir o seu!

O best-seller do nosso querido Primão não é famoso à toa: ele traz conceitos essenciais e aplicáveis para o dia a dia, principalmente quando você está começando.

O autor basicamente traz os três pilares básicos que precisam ser construídos em sua jornada, de acordo com ele: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Você encontra conhecimentos sobre, por exemplo, quando vale a pena alugar ou comprar um imóvel, como investir em ações ou como calcular a rentabilidade de um investimento, etc.

Trata-se de uma leitura fluida e que poderá agregar muito à sua vida.

Agora, alguns livros que tendem ao intermediário. Isso não significa que você que começou agora não vai entender nada, mas sim que  os livros aqui possuem alguns termos mais técnicos que podem tornar a leitura relativamente menos fluida para quem não está familiarizado com eles, ok? Vamos lá!

5) O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

O Investidor Inteligente, Benjamin Graham
Clica aqui para garantir o seu!

O autor, que foi um economista influente na história dos EUA, é altamente recomendado pelo nosso querido bom velhinho, Warren Buffett. Segundo Buffett, o livro descreve a filosofia adotada por Graham e traz conceitos econômicos muito importantes.

O livro conta estratégias pensando mais no longo prazo. Ele traz conceitos de análise fundamentalista em busca de amarrar a educação financeira às dinâmicas do mercado para, olhando para o longo prazo, gerenciar e diversificar os investimentos e assim obter grandes resultados.

6) O jeito Warren Buffett de investir – Robert G. Hagstrom

O jeito Warren Buffett de investir - Robert G. Hagstrom png
Clique para garantir o seu!

Já dizia o bom velhinho: “Você sempre pode fazer um mau negócio se você pagar caro demais” – Warren Buffett.

Neste livro, você consegue ver pelos olhos do autor – Robert – um dos maiores investidores do planeta, Warren Buffet, em momentos-chave da história e como ele identificou oportunidades pontuais no mercado por causa de preços descontados.

Além disso, aprendemos também como essas oportunidades foram absolutamente relevantes pros resultados expressivos de sua carteira no longo prazo. O autor, Robert G. Hagstrom, analisou as circunstâncias econômicas e também as métricas que o Warren Buffett analisava em suas escolhas.

É basicamente como se você estivesse olhandinho por cima do ombro de Buffett conforme ele ia fazendo os cálculos e lendo os relatórios da empresa. Você praticamente se sente dentro da cabeça dele enquanto lê esse livro.

Um sábio uma vez disse que depois desse livro você nunca mais vai olhar para ações do mesmo jeito. Já viu, né? Leitura já!

Agora, para quem está em um nível mais avançado e aprofundado dos conhecimentos da área, a recomendação é do autor Aswath Damodaran.

7) Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações – Aswath Damodaran

Valuation - como avaliar empresas e escolher as melhores ações - Aswath Damodaran PNG
Clique para garantir o seu!

Em “Valuation“, o autor traz ferramentas para entender como funciona uma empresa e os valores intrínsecos a ela, guiando o leitor a conseguir identificar os melhores negócios para se investir dentro do mercado financeiro.

Além disso, o autor também considera que Valuation não são apenas números, mas sim uma ponte entre uma história bem contada e os números da empresa, trazendo uma abordagem mais ampla e aprofundada sobre isso em outras obras.  

Agora para finalizar, um autor que tende a um viés visto por muitos como mais filosófico em relação aos riscos e às eventualidades nos investimentos e na vida – o que também é muito importante para a construção da mentalidade do investidor.

8)  “A lógica do Cisne Negro” – Nassim Nicholas Taleb

“A lógica do Cisne Negro” – Nassim Nicholas Taleb png
Clique aqui para garantir o seu!

Quando se trata de investimentos, não necessariamente pensando no longo prazo, mas de maneira geral, este livro traz uma análise profunda sob diversos vieses a respeito de eventos denominados “cisnes negros”.

Não se pode dizer que a ocorrência desses fenômenos não interfere em nossos resultados – pelo menos a certo prazo. Assim, a obra mostra formas de lidar com certas eventualidades e traz também o conceito de antifragilidade para conduzir o leitor à possibilidade de ser beneficiado a partir dos cisnes-negros no mercado financeiro.

Bônus – outras obras do mesmo autor:

8.1 “Antifrágil” 

Antifrágil explora mais o conceito de antifragilidade, como o próprio nome diz (óbvio, né, Ademiro?) com tantos exemplos e referências que é difícil descrever aqui a profundidade desta obra. Leia. Sério.

8.2“Iludidos pelo acaso”

Sendo ou não a intenção, aqui o autor acaba por cumprir o papel de conscientizar o investidor trazendo em pauta a reflexão sobre a separação do sinal em relação ao ruído e o cuidado que se deve ter ao atribuir os resultados positivos à sorte e os negativos ao azar. Isso vale não apenas para o mercado financeiro, mas para os negócios e para a vida também.

8.3 “Skin in the game”/ Arriscando a própria pele

Leitura importantíssima que trata a diferença do cuidado que se costuma ter com a tomada de decisões quando sua própria pele está em risco, em relação àquelas que não afetam sua própria vida – apenas a de terceiros.

Ele traz diversas vezes a diferença de teoria e prática e seus efeitos em situações ordinárias. Essa leitura pode servir como um pé na bunda para, depois de te fazer viajar nas referências, fazer com que você se arrisque logo naquele seu projeto que fica só na teoria. 

Partiu colocar a skin in the game?

Adm

Parece que alguém aqui curte um autor, em? Guilty!

Agora, a última recomendação é que você pegue um cafezinho, coloque os óculos e aproveite a leitura! 🤓

 

  • Quer mais conteúdo de qualidade no estilo que só a The Compass pode proporcionar? Assine nossa newsletter diária, é grátis! Acompanhe também nossos conteúdos pelo Instagram e fique por dentro de todas as novidades.

 

Inscreva-se na nossa newsletter!