Início » Investimentos » Índice de fundos imobiliários sofre queda após proposta de tributação

Índice de fundos imobiliários sofre queda após proposta de tributação

Impostos, eles mesmos! A ideia de pagar impostos sobre dividendos distribuídos a quem tem fundos imobiliários trouxe essa queda.
Gráfico de linhas em queda
Maxim Hopman/Unsplash

Após a proposta do governo divulgada ao final da semana passada a respeito de uma reforma tributária, na qual ocorreria a tributação sobre dividendos distribuídos aos cotistas de fundos imobiliários, viu-se uma queda do IFIX.

Lembrando que tributação nesse sentido é basicamente a questão dos impostos a serem pagos sobre o rendimento.

Adm, o que é IFIX?

Adm Explica

Lembra dos índices? Um índice é uma carteira teórica composta por ativos de uma determinada classificação, a depender do que aquele índice representa.

No caso do IFIX, ele é o índice de fundos de investimentos imobiliários, ou seja, ele representa o desempenho e a performance média dos fundos imobiliários negociados na bolsa.

Outro índice bem conhecido é o Ibovespa, que representa os ativos com maior volume de negociação na nossa bolsa de valores.

Quanto ao IFIX, a proposta de taxação dos dividendos provocou uma queda generalizada na abertura de hoje (28) e é um assunto que preocupa os investidores que antes só pagavam tributos sobre os JCP – Juros sobre Capital Próprio – e não sobre dividendos.

Vale lembrar que muitas pessoas vivem de renda passiva de fundos imobiliários – que é o análogo (só que com menos dor de cabeça) a viver do aluguel de um(ou mais) imóvel físico de maneira descentralizada.

A lei proposta pelo governo prevê que a partir do ano que vem (2022), todos os rendimentos sejam tributados em 15%.

Quando se observa a tributação atual, que é de 20%, há uma redução de 20% para 15% desta alíquota. Exceto no caso dos dividendos para cotistas pessoas físicas, que atualmente são isentos.

O governo justifica que o fim desta isenção tem como objetivo reduzir distorções no mercado imobiliário em relação às demais modalidades de fundos de investimentos, como fundos de ações, de índices e vários outros existentes além dos FIIS, que são os fundos de investimentos imobiliários.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp