Indicadores

O que é ESG? Conheça os investimentos sustentáveis

Você provavelmente já viu essa sigla ESG por aí. A sustentabilidade nos quesitos ambiental, social e de governança é uma tendência natural para a qual nosso mundo está caminhando diante da forma como ele é tratado pelos seus habitantes pensantes: nós.  E é dessa tendência – ou melhor, dessa necessidade – que falaremos aqui. Sabe …

O que é ESG? Conheça os investimentos sustentáveis Leia mais »

ROE-Retorno-Sobre-patrimônio

ROE: o que é, pra que serve e como calcular o indicador

Se você que está acostumado com o mundo de investimento, provavelmente já ouviu falar nas siglas ROE, ROI, ROIC e diversas outras (se você não está acostumado, aproveita para colar com a gente e já aprender aqui) para os indicadores de uma análise fundamentalista, por exemplo. O mais comum é que, nesse contexto, as pessoas procurem …

ROE: o que é, pra que serve e como calcular o indicador Leia mais »

receita líquida

Receita líquida: entenda o que é, como calcular e qual a importância desse indicador

Inserido no mundo dos investimentos, você já deve ter visto a palavra “receita” várias vezes, né? Quando se trata de dinheiro entrando, a receita líquida é um conceito muito importante e frequentemente usado para analisar balanços patrimoniais. Ao se fazer a análise fundamentalista de uma empresa, a receita nos ajuda a entender melhor a situação …

Receita líquida: entenda o que é, como calcular e qual a importância desse indicador Leia mais »

patrimonio liquido

Patrimônio líquido: o que é, importância e como calcular

Conhecer o patrimônio líquido é muito importante quando se está analisando a saúde financeira de uma empresa.  Ele representa, afinal, a riqueza que a empresa possui em certo momento a partir de seus ativos e passivos dentro do balanço patrimonial.  E quais valores são estes? Neste artigo, vamos aprender a encontrar o patrimônio líquido e …

Patrimônio líquido: o que é, importância e como calcular Leia mais »

O que é EBITDA

EBITDA: entenda o que significa, qual a importância e como calcular

Dentro do mundo dos investimentos você provavelmente já ouviu falar de EBITDA, EBIT ou outros indicadores que incluem estas siglas, né?  Embora seja um indicador cuja divulgação não é obrigatória, ele tem sua importância na hora de realizar a análise de uma empresa. Neste artigo você vai entender o que o EBITDA significa e o …

EBITDA: entenda o que significa, qual a importância e como calcular Leia mais »

Juros-sobre-Capital

Juros sobre capital próprio: entenda o que é e como funciona

Quando se fala em viver de renda passiva ou então de receber lucros a partir de seus investimentos – não só com a compra e venda deles – algo que deve vir aos seus pensamentos, além dos dividendos, são os juros sobre capital próprio. Parente próximo dos dividendos, os Juros sobre Capital Próprio são formas …

Juros sobre capital próprio: entenda o que é e como funciona Leia mais »

Lucro Liquido - Notas de dólar no ar

Lucro Líquido: entenda o que é e porque isso é importante

Costumamos ouvir por aí que “empresa x bateu recorde no lucro líquido”, “lucro da empresa y ultrapassa o último trimestre”. A gente vê tudo o que é manchete falando do lucro líquido das empresas. Mas o que, afinal, é esse lucro líquido? Por que ele é tão falado? Qual sua importância para uma empresa? O …

Lucro Líquido: entenda o que é e porque isso é importante Leia mais »

Dividend yield o que é, como calcular e analisar o indicador

Dividend yield: o que é, como calcular e analisar o indicador

Entenda como funciona o Dividend Yield A gente sabe que muitas pessoas começam a investir pensando em “comprar na baixa e vender na alta”, ou seja, lucrar com o aumento dos preços dos ativos. Mas o que muitas vezes não fica em evidência é que uma outra forma de fazer o dinheiro trabalhar por você …

Dividend yield: o que é, como calcular e analisar o indicador Leia mais »