ETF de índice americano tecnológico da Nasdaq chega ao Brasil

100 maiores empresas não financeiras são representadas pelo índice, agora disponível para nós.
wall-street-mercados-nasdaq

Agora, o fundo que replica o índice das 100 maiores empresas da bolsa de valores americana NASDAQ será negociado aqui no Brasil. O nome desse ETF será NASD11, representando o índice Nasdaq-100.

Vamos desde o começo: Um índice no mercado financeiro é basicamente um indicador de desempenho de um determinado grupo de ações listadas.

O índice Nasdaq-100 existe há mais de 30 anos e é um dos índices de tecnologia mais conhecidos do mundo, pois ele representa as 100 maiores empresas não financeiras e de base tecnológica listadas na bolsa de valores NASDAQ.  

Apple, Microsoft, Amazon, Tesla, Facobook, Alphabet (controladora do Google), Paypal, eBay e Zoom são algumas das companhias que compõem o índice. Juntas, todas as 100 empresas do índice somam um valor de mercado maior do que US$ 15 trilhões.

E o que é ETF?

ETF é sigla para Exchange Traded Funds, basicamente fundos que replicam índices (como por exemplo o ETF da nossa bolsa de valores que replica o índice ibovespa é o BOVA11). 

E este é o primeiro ETF do índice Nasdaq 100 disponível em uma bolsa na América Latina – no caso, a nossa querida B3.

O fundo foi disponibilizado XP e é bem acessível até: o preço unitário é R$10,00 e o lote mínimo é de 10, ou seja, com 100 reais você já consegue se expor a todas essas empresas.

ETF Nasdaq100 sendo apresentado na B3-min
Divulgação|B3

Segundo a XP, todos os perfis de investidores, inclusive do varejo, poderão acessar o produto e a taxa de administração será de 0,3%.

O vice-presidente e chefe de índices e serviços de assessoramento da Nasdaq, Sean Wasserman, afirma que “o índice representa a nova indústria global e reúne empresas de biotecnologia a games”.

Segundo os especialistas em fundos internacionais, trata-se de companhias que estão transformando a economia mundial e a exposição a ativos internacionais pelo investidor brasileiro é muito importante e deve ser sempre considerada.

O ETF NASD11 começa a ser negociado na B3 a partir de hoje, segunda-feira (24). 

Inscreva-se na nossa newsletter!