Eletrobras abre reservas de ações hoje

Dessa vez vai dar até pra usar o saldo do FGTS.
Foto de nome da Eletrobras

Sabe aquela quantia que fica paradinha na conta do FGTS? Dessa vez o investidor espertinho vai poder usar para comprar ações da Eletrobras, claro, com a devida cautela.

Eletrobras? FGTS? Explica aí adm…

Nesta sexta-feira (03) a Eletrobras começa a convidar os investidores para comprarem ações da empresa com o FGTS. A iniciativa vem em decorrência do processo de privatização da estatal proposto pelo governo federal.

Desta forma, foi liberado aos trabalhadores a oportunidade de adquirirem as ações com o saldo em suas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS. O valor mínimo da reserva será de R$ 200, não ultrapassando 50% do saldo total da conta. 

Leia mais:

Privatização? Essa é a palavra do governo até o final do ano

PIB cresce pela terceira vez consecutiva

Como vai funcionar?

Com isso, a reserva das ações, que poderão ser feitas de hoje até a próxima quarta-feira (08), acontecerá por meio de um Fundo Mútuo de Privatização (FMP). Esses são fundos destinados justamente para esse fim, e já foram utilizados em outras privatizações. 

A princípio, as regras definidas estabelecem a necessidade do próprio trabalhador autorizar em seu aplicativo do FGTS ou da Caixa a utilização do saldo para realizar a reserva. Após isso, a próxima etapa é partir para o abraço e reservar de fato as ações da empresa.

Será que vale a pena?

Por lei, o rendimento anual do FGTS fica estabelecido em 3%. No entanto, nos últimos anos o governo, que utiliza o dinheiro do fundo para reinvestir, deu uma moral aos trabalhadores e cedeu parte dos lucros obtidos. Por exemplo, em 2020, o rendimento foi de 4,52%.

Na prática, os trabalhadores podem até entender que o dinheiro que eles acumularam nesta conta está sendo subutilizado. Contudo, por ser uma empresa, que por natureza, está sujeita à volatilidade do mercado, o movimento precisa ser maduro e responsável. 

Mas então, será que submeter o saldo à renda variável com as ações da Eletrobras será melhor do que o rendimento morno do FGTS? Que comecem os jogos!

Inscreva-se na nossa newsletter!