Início » Investimentos » Dotz estreia na bolsa: sobe mais de 13% e depois fecha estável

Dotz estreia na bolsa: sobe mais de 13% e depois fecha estável

É montanha russa? Sobe e desce para o exato valor em que foi precificada em seu IPO.
Várias-bolas-da-dotz
Foto: Reprodução

📈 Em seu primeiro dia de negociação na nossa Bolsa de Valores (B3), as ações da companhia de programas de fidelidade Dotz (DOTZ3) chegaram a subir 13% e depois voltaram ao patamar inicial, fechando no mesmo valor do início das negociações.

Os preços iniciais foram definidos na semana passada em sua abertura de capital, que foi por meio de uma oferta restrita.

O que é oferta restrita?

A oferta restrita – também conhecida como “oferta 476” – é uma forma de agilizar/simplificar a entrada de uma empresa no mercado de capitais pelo IPO, por exemplo (oferta pública inicial).

Esse tipo de oferta só pode ser feita para até 75 investidores, com 50 podendo investir de fato, sendo que o público algo são investidores chamados profissionais (ou seja, com mais de R$ 10 milhões investidos).

Voltando à Dotz, a operação distribuiu 29,6 milhões de ações e movimentou um valor próximo a R$ 390 milhões. Segundo a empresa, os recursos desse IPO serão destinados à plataforma digital, além da expansão em negócios de fidelização, marketplaces e aquisições estratégicas.

O segmento em que a Dotz foi listada é o Novo Mercado, o qual possui alto nível de governança corporativa na B3. Lembra do ESG (Environmental, Social, Governance)? Olha o “G” de Governance aqui.

Como assim, “Novo mercado”?

Fazem parte do segmento Novo Mercado na bolsa de valores as empresas que se comportam de acordo com um padrão de transparência e governança corporativa além dos exigidos pela lei.

Ter suas ações listadas nesse segmento implica a adoção de um conjunto de regras societárias que aumentam os direitos dos acionistas – inclusive, as companhias listadas só podem emitir ações com direito de voto – ou seja, ordinárias (ON).

No site da B3 é possível encontrar as regras do Novo Mercado em relação à estrutura de governança e direitos dos acionistas.

E o que é Governança Corporativa?

Basicamente um conjunto de condutas, políticas e processos voltados para que as equipes atuem em conformidade com boas práticas como transparência, equidade e responsabilidade no meio corporativo. 

Um dos objetivos é garantir a confiabilidade para seus acionistas, além de direcionar e criar eficiência no monitoramento das atividades da empresa.

Quem coordenou a oferta restrita de ações foi o BTG Pactual, Itaú BBA, Credit Suisse e UBS BB. Recentemente a Dotz chegou a suspender sua oferta de ações,

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp