Deputados apresentam projeto de lei para criminalizar pirâmides financeiras

Fim da mistura do Brasil com o Egito
piramide-financeira

🇪🇬 Será que felizmente é o fim da mistura do Brasil com o Egito das pirâmides? 

Segundo o Jornal Exame, os deputados federais Paulo Ganime do partido Novo e Felipe Rigoni do PSB levaram para a Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna as pirãmides financeiras ilegais

Segundo o deputado, a lei deve ser mais rigorosa com quem engana as pessoas prometendo retornos financeiros absurdos.

❌ Para quem não sabe muito bem o que é uma pirâmide financeira…. 

Pirâmide financeira é um esquema ilegal onde criminosos recrutam pessoas em um sistema onde supostamente todas deveriam ganhar dinheiro conforme mais pessoas vão entrando. O nome é pirâmide porque é bem parecido com as pirâmides do Egito mesmo, o topo é composto por uma minoria de pessoas que vai se aproveitando e ganhando dinheiro da base da pirâmide que vai enchendo de mais e mais gente na promessa de também ganhar dinheiro.

🎤 Recentemente falamos aqui na The Compass sobre o esquema de pirâmide que enganou famosos como Juliana Paes, o ex-jogador Luis Fabiano e Murilo Rosa que perderam cerca de R$800 mil. 

No caso deles o que acontecia era o seguinte: os suspeitos chegavam até as vítimas com a promessa de que eles teriam uma “rentabilidade garantida” de 4% a 8% através de compra e revenda de carros seminovos para lojistas. Porém, adivinha, a compra dos carros nunca aconteceu.

💳 Além desse caso envolvendo os famosos, também cobrimos aqui na The Compass o caso da GAS Consultoria Bitcoin que teria movimentado nada mais nada menos do que 38 bilhões de reais, apenas com vítimas entrando no esquema acreditando em promesses de rentabilidade “garantidas” através de investimentos em criptomoedas. 

🙏🏻 Moral da história… 

Nada é garantido, nada é fácil, tudo que vem fácil vai fácil, o longo prazo sempre vence. 

Desconfie, seja crítico, entenda que nada na vida é fácil, mas tudo é possível através de trabalho e conhecimento.

Inscreva-se na nossa newsletter!