No último domingo (31), foi anunciado o lançamento de uma nova criptomoeda, chamada “Squid Games”, inspirada na série sul-coreana que se tornou o maior sucesso da Netflix, Round 6.
Com o mesmo ímpeto que as pessoas se viciaram na série, a moeda logo disparou e chegou a valer US$ 2.856 segundo o CoinMarketCap, porém o que os investidores não esperavam era o que iria acontecer nos episódios seguintes.
Não demorou muito e logo nesta terça-feira (2) o preço da SQUID despencou na mesma velocidade em que subiu e sua cotação foi para US$ 0,003.
Como isso aconteceu?
O que causou essa queda brusca foi a venda em massa dos criadores da moeda digital. Segundo estimativas, foram liquidadas entre 2,5 e 3,5 milhões de dólares. Com esse grande movimento de venda, as cotações foram a praticamente zero em segundos.
Isso é crime?
A prática é considerada um golpe, chamada de “Rug Pull”, como se os criadores da criptomoeda tivessem puxado o tapete dos investidores. No mercado de ativos digitais isso é bem conhecido por já ter acontecido anteriormente.
Mas até então, nenhuma ação judicial foi aberta contra os criadores. O site da SQUID está fora do ar e os perfis dos golpistas foram excluídos.
Onde alguns veem crise, outros veem oportunidade. O streamer conhecido como “The Dent” não só acompanhou ao vivo essa queda como narrou e transformou o vídeo em NFT.