Carrefour coloca Grupo BIG na sacola

Aquisição foi confirmada pela bagatela de R$ 7,5 bilhões
Entrada de uma loja do Carrefour

Pelo visto o Carrefour (CRFB3) não está de brincadeira quando o assunto é ser BIG, e agora o grupo se torna uma das 10 maiores empresas do Brasil.

Negócio de gigantes

Nesta terça-feira (7) o Carrefour divulgou que finalizou a aquisição do Grupo Big pelo montante de R$ 7,5 bilhões. No dia 24 de março do ano passado aconteceu o anúncio inicial da compra de todas as ações do Big.

O Carrefour disse que com a compra a empresa vai consolidar o primeiríssimo lugar dentre as maiores redes do setor varejista de alimentos no Brasil. No entanto, o grupo vê como outro grande feito a ampliação da abrangência da marca.

Leia mais:

Diesel pode sumir no norte e nordeste

Elon Musk pistola ameaça pular fora do Twitter

Como funcionou a aquisição?

O Carrefour afirmou que 70% do valor foi pago ao Big em dinheiro, já os outros 30% foram comprados através da incorporação de ações. Ou seja, o grupo pagou o valor que faltava com as suas próprias ações, em valor equivalente ao que faltava.

Contudo, mesmo cedendo ações com a operação bilionária, o Carrefour, que antes era detentor de 71,6% da subsidiária brasileira, continua sendo dono de “apenas” 67,7% do total de ações.

Como impacta os negócios do carrefour?

Antes de tudo haverá uma série de mudanças societárias, como o fato de que agora o Carrefour contará com 13 conselheiros efetivos, sendo 3 deles independentes. Dentre eles, o empresário Abílio Diniz, segundo maior acionista do grupo, sendo detentor de 7,2% das ações.  

O presidente executivo do Carrefour disse que a aquisição foi um movimento estratégico para o grupo. Desta forma, no Brasil, o grupo passará a ser responsável por mais de 25% do mercado nacional, estando presente em todos os estados.

Nesse sentido, agora os olhos do grupo brilham em afirmar que serão os donos de mais de 1.000 lojas no país. Além disso, o Carrefour se tornará o maior empregador privado brasileiro, com mais de 150.000 mil colaboradores.

Inscreva-se na nossa newsletter!