BuzzFeed vai abrir capital na bolsa por meio de uma SPAC

O BuzzFedd é uma rede de mídia digital norte-americana de 15 anos. A empresa anunciou que abrirá seu capital na Nasdaq, bolsa de valores de Nova York.
Jonah Peretti, fundador e CEO do Buzzfeed, no SXSW 2019

O BuzzFedd é uma rede de mídia digital norte-americana de 15 anos. A empresa anunciou que abrirá seu capital na Nasdaq, bolsa de valores de Nova York por meio de uma fusão com outra empresa chamada  890 Fifth Avenue Partners, a um valuation de U$ 1,5 bilhões de dólares.

Mas não se confunda, compasser, ela não vai com o tradicional IPO. A empresa optou por abrir capital por uma SPAC.

🏢 Antes de mais nada: o que é SPAC?

SPAC significa “Special-purpose acquisition company”, em tradução livre: empresa de aquisição com propósito especial. Também é famosa por ser a “empresa de cheque em branco”.

Essas empresas são públicas e tem o único propósito de adquirir uma empresa privada para torná-la pública. Basicamente vários investidores levantam um capital significativo para essa empresas, que são tipo empresas “fantasmas”

Não tem operações, não vendem nada e costumam ter apenas o dinheiro de investidores com o objetivo de tornar outra companhia pública. Isso “salva” algumas empresas de custos altos com um IPO, além da exposição às variações do mercado.

🤔 O que é uma “rede de mídia digital”, adm?

Basicamente, o modelo de negócios da empresa consiste na produção de conteúdos em vários canais e monetização de sua audiência por meio da afiliação com outras empresas, veiculação de anúncios, etc..

Com sua base gigantesca de usuários, a BuzzFeed tem conseguido manter um faturamento representativo: 

US$ 321 milhões em 2020, com um EBITDA (lucros antes juros, impostos, depreciações e amortizações) de US$ 31 milhões. 

Segundo o fundador, fundador Jonah Peretti:

“Com o anúncio de hoje, estamos dando o próximo passo na evolução do BuzzFeed, trazendo capital e experiência adicional para o nosso negócio”.

Inscreva-se na nossa newsletter!