B2W mudará o nome na bolsa após fusão com Americanas. Ações disparam

Ações sobem em seu último pregão om esse nome. A partir de segunda, BTOW3 será AMER3 na B3
Fachada da B2W digital

Último dia de BTOW3! Se você está com a gente há pelo menos um mês, vai se lembrar: Lojas Americanas e B2W anunciaram a junção de suas operações em uma cisão parcial dos ativos operacionais das Lojas Americanas sendo incorporados aos ativos digitais da B2W.

Pra quem se lembra, a B2W é dona do Submarino, Shoptime e Americanas.com. Essa união deu origem à americanas s.a. integrando uma plataforma única e a nova empresa agora será encontrada na B3, a partir de segunda-feira (19), com o código AMER3 que substituirá o BTOW3.

Segundo o que a companhia divulgou, aqueles que já têm ações até o pregão de hoje passarão a ter 0,18 de uma ação ordinária para cada ação deste segmento ou preferencial. Vale lembrar que a Lojas Americanas continuará sendo encontrada por LAME3 e LAME4 na bolsa, mesmo sem possuir os ativos operacionais mais.

Adm Explica

Ações ordinárias (ON) são aquelas em que o acionista tem direito ao voto nas assembleias e terminam seu código com o número 3.

Já as ações preferenciais (PN) terminam com o número 4 e os acionistas têm preferência na distribuição de dividendos e outros proventos – existem ainda outros números com os quais ações preferenciais podem terminar caso sejam divididas em classes.

Se as ações preferenciais forem divididas em classes, elas podem terminar com outros números no final. Essas classes são criadas por critérios de distribuição de dividendo, por exemplo.

Dessa forma, o código 5 é usado para ações preferenciais de classe A, onde ocorre o pagamento mínimo do dividendo – como é o caso da USIM5 (Usiminas PNA) e o código 6 é usado para as ações preferenciais classe B, que possuem um valor pré-estabelecido do dividendo. Um exemplo para as ações PN classe B são as ações da Eletrobras (ELET6 PNB).

Voltando à notícia, a expectativa é que a B2W se torne uma plataforma de varejo completo, integrando o físico ao digital – e a Lojas Americanas passe a ser Americanas Inc. Como noticiado, a proposta tem horizontes de ser listada na bolsa dos EUA, migrando sua base acionária para lá.

Os atuais acionistas, embora possam ver uma queda momentânea nas ações das Americanas, não terão necessariamente um retorno ruim com essa transição, dado que eles terão parte das novas ações do ticker AMER3 na proporção dita acima. 

Analistas afirmam que após a fusão, os preços podem cair de fato, mas isso não significa perda de valor, dado que uma parcela da empresa foi dividida e distribuída.

As ações da B2W são listadas no segmento do Novo Mercado. A nova companhia também, segundo o que foi divulgado em junho, será deste segmento. Se você acompanhou a gente nesses últimos dias, tá craque nisso já  🤓 mas se não, a gente e explica.

O segmento “Novo Mercado” é composto por empresas que se comprometem voluntariamente com práticas de governança corporativa. Resumidamente, garantindo transparência, equidade e responsabilidade no meio em que está inserida.

Essas empresas só podem emitir ações ordinárias (ON), terminadas com o número 3 no final de seu código (como CXSE3), caso em que seus acionistas têm poder de voto nas assembleias da empresa.

Inscreva-se na nossa newsletter!