Ações da Magalu despencam com resultados abaixo de esperado

O que aconteceu com a Magalu? Vem entender tudo o que aconteceu e o que esperar da varejista
Imagem da Lu do Magalu

Essa queda abalou as estruturas do mercado e a pergunta que fica é: será que a Magalu vai ser a nova Magalu? 

Após a divulgação dos resultados do quarto trimestre do ano passado, as ações da Magazine Luiza (MGLU3), registraram uma queda de 8,63%.

Apesar dos analistas já estarem preparados para um cenário de maior dificuldade para a empresa, os números ficaram abaixo do esperado. 

Dessa forma, a varejista viu o seu valor de mercado perder cerca de R$ 3,1 bilhões e voltar para o patamar dos R$ 33 bilhões. 

Quais foram os resultados da Magalu?

Começando pelas primeiras linhas dos demonstrativos, a empresa teve um aumento nas vendas totais de 4%, comparado com um ano anterior. Porém conforme o olho vai descendo pelos números, eles vão descendo junto.

Além disso, a receita líquida caiu 6,6% e o lucro líquido despencou aproximadamente 57%, comparados com o quarto trimestre de 2020.

Qual o motivo dessa queda?

Segundo os analistas do Citibank, um dos grandes motivos desses números está relacionado à exposição da empresa ao chamado “consumo discricionário”, que se trata de eletrônicos, eletrodomésticos e itens para casa. 

Nesse sentido, como o cenário macroeconômico é de aumento de juros e inflação mais alta, a tendência é que as pessoas economizem mais e gastem apenas o necessário. 

Consequentemente, os gastos maiores como esses produtos acabam sendo adiados e as vendas começam a ficar abaixo do esperado. 

Apesar do aumento do faturamento, segundo o banco, as expectativas eram de um número 10% melhor do que o apresentado.

Está tudo perdido?

Com certeza não. Existem dois pontos positivos identificados no relatório: os custos e as aquisições. 

Primeiramente, a varejista fez algumas aquisições recentes, que ainda não conseguiram contribuir para os resultados do último trimestre e a esperança é que nos resultados deste trimestre esses ganhos comecem a aparecer. 

Além disso, um dos pilares mais importantes de uma empresa, que é a estrutura de custos, melhorou e essa melhora pode se estender para o longo prazo. 

E claro, para você ficar sabendo se a Magalu vai conseguir se recuperar, é só assinar a nossa newsletter que você fica sabendo de tudo!

Inscreva-se na nossa newsletter!