Essa queda abalou as estruturas do mercado e a pergunta que fica é: será que a Magalu vai ser a nova Magalu?
Após a divulgação dos resultados do quarto trimestre do ano passado, as ações da Magazine Luiza (MGLU3), registraram uma queda de 8,63%.
Apesar dos analistas já estarem preparados para um cenário de maior dificuldade para a empresa, os números ficaram abaixo do esperado.
Dessa forma, a varejista viu o seu valor de mercado perder cerca de R$ 3,1 bilhões e voltar para o patamar dos R$ 33 bilhões.
Quais foram os resultados da Magalu?
Começando pelas primeiras linhas dos demonstrativos, a empresa teve um aumento nas vendas totais de 4%, comparado com um ano anterior. Porém conforme o olho vai descendo pelos números, eles vão descendo junto.
Além disso, a receita líquida caiu 6,6% e o lucro líquido despencou aproximadamente 57%, comparados com o quarto trimestre de 2020.
Qual o motivo dessa queda?
Segundo os analistas do Citibank, um dos grandes motivos desses números está relacionado à exposição da empresa ao chamado “consumo discricionário”, que se trata de eletrônicos, eletrodomésticos e itens para casa.
Nesse sentido, como o cenário macroeconômico é de aumento de juros e inflação mais alta, a tendência é que as pessoas economizem mais e gastem apenas o necessário.
Consequentemente, os gastos maiores como esses produtos acabam sendo adiados e as vendas começam a ficar abaixo do esperado.
Apesar do aumento do faturamento, segundo o banco, as expectativas eram de um número 10% melhor do que o apresentado.
Está tudo perdido?
Com certeza não. Existem dois pontos positivos identificados no relatório: os custos e as aquisições.
Primeiramente, a varejista fez algumas aquisições recentes, que ainda não conseguiram contribuir para os resultados do último trimestre e a esperança é que nos resultados deste trimestre esses ganhos comecem a aparecer.
Além disso, um dos pilares mais importantes de uma empresa, que é a estrutura de custos, melhorou e essa melhora pode se estender para o longo prazo.
E claro, para você ficar sabendo se a Magalu vai conseguir se recuperar, é só assinar a nossa newsletter que você fica sabendo de tudo!