Ações da Berkshire Hathaway de Warren Buffett sobem

Já as de tecnologia estão perdendo a preferência do mercado
Warren Buffett dono da Berkshire Hathaway

Quem é que não tem um esquema preferido? O contatinho número 1, aquele que você salva na agenda com um coração no nome. Pensou em quem? Parece que a Berkshire Hathaway de Buffett é esse esquema para os investidores em tempos incertos.

O que é a Berkshire Hathaway e quem é esse vovô? 

Warren Buffett é o maior investidor da história. Uma lenda viva que em 2008 foi o top one da lista de mais ricos do mundo, desbancando Bilzinho Gates, novo atirador de elite. 

E o homem chegou lá de fato investindo. Lançou os olhos sob a Berkshire Hathaway, empresa têxtil, que na época estava meio manca e capenga. 

Foi comprando suas ações na baixa até que adquiriu 49% da companhia e trocou a diretoria. 

Atualmente a empresa gere um conjunto de outras empresas de sucesso, como a Heinz, isso mesmo, a do ketchup, e a Duracell, a das pilhas.  

Por que o mercado está perdendo o interesse nas ações tecnológicas?

Você deve ter observado uma quedinha nas ações do Nubank, bem como nas ações envolvendo criptomoedas, além de outras do setor tecnológico. 

Não há coincidências no mercado de ações, quase tudo é explicável. Lembre-se que ainda estamos vivendo uma pandemia e a inflação, fenômeno que causa aumento de preço de produtos, está comendo solta. 

Então, o investidor que em sua maioria é mais pé no chão, está avistando tempos mais difíceis para a economia, já que vai levar um pouco mais de tempo para ela se reerguer.

E o setor tecnológico costuma ser mais arriscado, em razão de estar em desenvolvimento. Assim, como não há como saber se vai dar certo, as pessoas ficam mais receosas de deixar dinheiro nessas ações. 

Por esse motivo, empresas já consolidadas tornam-se um porto seguro para mentes preocupadas. E é aí que uma empresa de maionese desbanca o banco digital da Anitta. 

E como andam as ações da empresa do Buffett?

Fazendo uma comparação da Berkshire com o ETF da Ark Invest, fundo de investimento em tecnologia, que é um conjunto de ações de diferentes empresas em um mesmo pacote, pode-se dizer que Warren está fazendo o setor chorar. 

Este famoso ETF que tem ações de fintechs, corretoras, entre outras, acumula queda de 43% desde 2021. Enquanto isso, a Hathaway está em alta de 34%. 

Ou seja, tempos difíceis estão levando os investidores para o colo seguro de um avô experiente.   

Inscreva-se na nossa newsletter!